top of page

A realidade virtual será comum no direito?

Já sabe como a realidade virtual pode incrementar a sua prática jurídica? Acompanhe nosso artigo e saiba mais.

A relação entre o direito e o metaverso ainda está em andamento, e as transformações seguem trazendo inovação e novas oportunidades de crescimento aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Consequentemente, tudo isso agrega valor profissional aos operadores de direito.

O metaverso é a nomenclatura utilizada para indicar o encontro entre a realidade física e o mundo virtual imersivo, ininterrupto e compartilhado, que proporciona interação com o mundo real.

O metaverso busca, ainda, a reprodução da realidade por meio de dispositivos digitais.

A realidade virtual permite uma ampliação das potencialidades do trabalho jurídico, e ainda vem muita coisa por aí.

Simulação prática

Um experimento realizado no curso de direito do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) chamado Metajúri, destinado aos alunos, foi dirigido pela professora de direito Fernanda Sartor Meinero.

Nele, uma simulação de mediação, conciliação e arbitragem de conflitos foi reproduzida pelos alunos da faculdade de direito, que foram preparados com antecedência na parte teórica da matéria e posteriormente com instruções introdutórias sobre conceitos digitais como metaverso, realidade virtual e outras funções inerentes ao tema.

"Todo o contexto dessa matéria foi criado a partir das evoluções tecnológicas e a utilização de novas ferramentas", afirma a professora.

A simulação, transmitida para alunos da disciplina, foi sobre uma conciliação em razão de um acidente de trânsito.

Os alunos assumiram os papéis das partes utilizando avatares.

Como a realidade virtual criará novas possibilidades no direito?

A era do metaverso é uma realidade e, apesar de ainda ser uma tecnologia relativamente nova e em constante ascensão, já impacta de modo direto as atividades jurídicas e a vida profissional dos advogados e demais operadores do direito.

A realidade virtual e a inteligência artificial vão oferecer uma experiência ao usuário muito próxima da realidade e, por isso, tribunais e escritórios de advocacia estão se adaptando a esse novo cenário e à imensidão de novas oportunidades dinâmicas que ele proporciona.

A professora Fernanda Sartor Meinero afirma, ainda, que a evolução digital está cada vez mais presente nas profissões, inclusive no direito.

"O metaverso é uma realidade assim como outras tecnologias, já em ampla utilização. Tivemos recentemente a implantação do programa Justiça 4.0 no Poder Judiciário, que visa tornar cada vez mais virtual o processo, tendo como consequência economia aos cofres públicos. Falar em audiências virtuais, inteligência artificial e atos processuais realizados dentro de plataforma de mensagens instantâneas era algo distante até então."

Como vimos, a realidade virtual está consolidando cada vez mais sua presença na atividade jurídica, tanto nos escritórios de advocacia como nos departamentos jurídicos, trazendo consigo inúmeras vantagens e inovações.

Está pensando em levar seu escritório para o mundo virtual? Conheça as soluções digitais da e-Xyon.

Os produtos desenvolvidos pela e-Xyon, como nosso software jurídico, vão otimizar as rotinas de seu escritório de advocacia.

Quer saber mais sobre o metaverso no ambiente jurídico? Não deixe de ler o artigo Metaverso: um novo horizonte de desafios para o universo jurídico.


9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page