top of page

Cinco tecnologias imprescindíveis para advogados


A tecnologia vem sendo responsável por uma revolução em diversas esferas da vida humana e no direito não é diferente.


Nesse sentido, o âmbito jurídico não se conteve com a aplicação dos novos recursos e dispositivos tecnológicos.


Pois essas novas ferramentas inseridas nos escritórios e departamentos jurídicos vem ajudando gestores e advogados a otimizar processos, coletar dados sensíveis e acompanhar o andamento das ações.


Portanto, para o profissional que deseja se destacar da concorrência, crescer de maneira sustentável e expandir seu horizonte de negócios, assim como o emprego de ferramentas tecnológicas, é imprescindível.


Mas afinal de contas, quais as tecnologias aplicadas no âmbito jurídico podem colocar o seu escritório no caminho do futuro?


Foi pensando em esclarecer essa questão que nós da e-Xyon preparamos esse breve artigo.

1 - Software de jurídico


Um software jurídico é um bom primeiro passo para auxiliar na rotina de seu escritório ou departamento jurídico.


Através dele, é possível organizar as movimentações financeiras, assim como o cadastro de clientes, inadimplência, atualização de andamentos processuais e automação de uma série de rotinas.


Além disso, um software jurídico contribui com a gestão do contencioso ou consultivo, projeções, mensuração de resultados e desempenhos, avaliação de risco e da produtividade dos colaboradores além de auxiliar na tomada de decisões.

2 - Andamentos de processos


O dispositivo “push de andamentos” possibilita que o advogado receba consultas automáticas dos sites de diversos tribunais.


Essa ferramenta auxilia o acesso aos andamentos dos processos que estão em trânsito, simplificando a rotina do advogado.


Entretanto, é importante sublinhar que no momento em que um escritório investe em software jurídico, ele pode oferecer em seu portfólio essa funcionalidade. Contudo é um recurso muito importante e que pode ser encontrado facilmente.


Uma bom software jurídico não somente trará os andamentos do processo mas também o informará dos andamentos relevantes, evitando perda de tempo com informações desnecessárias.

3 - E-mail Automatizado


Não somente as rotinas diárias de advogados e colaboradores podem ser otimizadas com a implementação de ferramentas de automação em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.


A comunicação também pode (como deve) ser otimizada.


Sendo assim, falando mais detidamente do e-mail, é possível gerenciar as informações e garantir um contato personalizado e mais profissional, com um e-mail automatizado.

4- Videoconferência


Assim como as ferramentas supracitadas, outra tecnologia que promete revolucionar o âmbito jurídico é a videoconferência.


A partir dela é possível eliminar a necessidade de fazer reuniões presenciais.


Para realizar uma reunião entre filiais, por exemplo, é preciso o deslocamento em massa de toda uma equipe, o que se desdobra em custos adicionais com alimentação, viagens, hospedagem, transporte, entre outros gastos a mais. Isso demanda tempo e pode resultar em horas de trânsito.


Com o advento da videoconferência, esse problema simplesmente desaparece.


Basta selecionar um local silencioso e um computador com acesso à internet e pronto, já é possível manter a comunicação com seus associados e colabores e compartilhar informações importantes.

5- Gráficos Gerenciais


Por último, porém não menos importante, é válido assinalar que a análise de dados é um elemento imprescindível para a rotina de um escritório.


Em face disso, o advogado deve trabalhar de maneira cuidadosa e analítica, o que significa converter toda a gama de informações que detém de seus processos em dados e números que podem ser visualizados em gráficos dinâmicos.


A análise do Poder Judiciário é realizada com base em números.


Portanto, quando cabível, as petições podem ser acompanhadas por gráficos analíticos, o que representa uma maior objetividade de argumentação.

e-Xyon: otimizando seu tempo para você se dedicar aquilo que importa


Como demonstramos ao longo das linhas acima, hoje em dia o fazer jurídico é muito mais complexo do que há anos atrás, por conta dessa complexificação do ofício da advocacia é que se tornou imprescindível o emprego de tecnologias de gestão e automação por parte de escritórios e departamentos jurídicos.


Em face a essa nova realidade que se apresenta para escritórios e departamentos jurídicos, que nós da e-Xyon estamos comprometidos com o desenvolvimento de ferramentas de automação cada vez mais abrangentes, a fim de otimizar o tempo dos advogados em suas rotinas, para que os mesmos possam focar naquilo que é o mais importante, os seus clientes.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page