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Como a automação jurídica está transformando o direito.

Como a automação jurídica pode auxiliar na celeridade dos processos nos escritórios de advocacia que sofrem com a sobrecarga de trabalhos.

A automação jurídica veio para facilitar o dia a dia dos departamentos jurídicos com grande volume de tarefas.


De acordo com uma pesquisa levantada pelo Índice de Operações do Departamento Jurídico (LDO por Legal Department Operations), 65% dos entrevistados apontaram que a demanda de trabalho realizada por suas equipes aumentou no ano passado.


Entretanto, mesmo com a demanda aumentando, os advogados não notaram aumento significativo de orçamento.


Cerca de 60% dos entrevistados relatou que o orçamento de seu departamento jurídico permaneceu o mesmo ou foi reduzido.


Isso aponta que os departamentos jurídicos estão controlando os gastos com terceirizados, enquanto implementam ferramentas de automação jurídica que simplificam o fluxo de trabalho e os processos manuais.


Porém, mesmo dando prioridade ao investimento em tecnologias, quase metade dos entrevistados afirmou que o ritmo de avanço em tecnologia e processos em seu departamento foi lento, com poucas ou nenhuma mudança feita a cada ano.


Veja mais números levantados pela pesquisa.


  • 28% dos entrevistados está insatisfeito com o orçamento e a alocação de recursos em seu departamento jurídico;

  • 49% dos departamentos jurídicos estão priorizando aumentar o volume de trabalho interno;

  • 8 em cada 10 (80%) departamentos internos apontam que parte dos trabalhos são conduzidos por escritórios de advocacia externos;

  • Mais de 20% dos entrevistados notaram que a automação jurídica implementada em seu departamento jurídico é subutilizada, incluindo sistemas como faturamento eletrônico e pesquisa jurídica, gerenciamento de contratos, gerenciamento de documentos, gerenciamento de conhecimento e automação de fluxo de trabalho jurídico.


Como a automação jurídica auxilia na solução dos problemas apontados?


A automação jurídica veio para agilizar o dia a dia de escritórios e advogados. Ela é responsável por um overview mais preciso, que ajuda na tomada de decisões mais estratégicas, eficientes e com redução de custos de processamento e aprimoramento na proteção da informação.


Nesse sentido, a pandemia foi um catalizador que acelerou o processo de popularização da tecnologia no ambiente jurídico.


Uma rotina mais ágil deixa mais tempo para outras tarefas da rotina, além da segurança de que a terceirização da atividade será bem-feita.


As ferramentas de aplicação mais comuns atualmente são os sistemas ERP e IaaS (infraestrutura como serviço), IoT (internet das coisas), inteligência artificial e RPA (automação de processos robóticos, os populares robôs), como também o sistema de segurança de nuvem.


Os sistemas ERP e IaaS são bem parecidos em seus serviços, mas o ERP é mais integrado, ou seja, conecta todas as áreas do escritório ou empresa, fazendo que todas as partes se comuniquem entre si, ao mesmo tempo e de forma mais ampla.


Já a IaaS necessita de conexão com a rede de internet.


A inteligência artificial e o RPA são ferramentas de automação, onde o RPA funciona a partir do aprendizado, sendo configurado para executar a tarefa e a inteligência artificial, por outro lado, analisa e simula situações combinando com probabilidades, podendo até prever o futuro.


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