O mercado jurídico, aos poucos, vem se preparando e se organizando para o futuro da advocacia, mesmo que muitos profissionais do segmento não tenham percebido.
O mercado jurídico está em pleno processo de modernização e isso já pode ser sentido com a digitalização dos processos, a utilização de recursos tecnológicos nos Tribunais de Justiça e até mesmo a ascensão de jovens profissionais.
A pandemia, no entanto, acelerou esse processo que já estava em curso havia anos.
Com a mudança dos ventos provocada pela pandemia, até mesmo os escritórios mais tradicionais tiveram que voltar suas velas rumo à inovação para continuarem a prestar seus serviços.
Antes da pandemia, muitas tecnologias como peticionamento eletrônico, audiências virtuais e softwares jurídicos já estavam disponíveis para advogados e escritórios.
Entretanto, muitas delas ainda eram subutilizadas em razão da comodidade e do hábito, ossificando rotinas já há muito tempo consolidadas na advocacia.
A implementação dessas novas tecnologias, entretanto, não exige apenas uma mera adaptação dos advogados; com elas também se abre todo um novo horizonte de conhecimentos, produzidos na rotina dos escritórios.
O advogado do presente precisa conhecer mais do que o Direito e a técnica jurídica; ele precisa saber empregar de maneira eficiente as novas tecnologias que emergem no mercado jurídico a fim de produzir rotinas mais otimizadas em seu escritório.
São essas habilidades que garantem maior eficácia, praticidade e alta produtividade no dia a dia de um profissional do segmento jurídico.
Qual é a melhor tecnologia para o advogado
São variadas as tecnologias e recursos disponíveis para o advogado atualmente. No futuro, a tendência é que essas tecnologias sejam aprimoradas cada vez mais a fim de oferecer mais eficiência e rapidez à atividade jurídica.
Porém, hoje já podemos encontrar tanto em escritórios, quanto em departamentos jurídicos o emprego de softwares jurídicos capazes de realizar tarefas que antes demandavam um tempo precioso dos advogados.
Os softwares de gestão jurídica ajudam na administração do escritório. Através destes programas, o profissional do meio é capaz de resolver desde questões relacionadas à gestão de processo e tarefas, como também integrar o administrativo e o financeiro do escritório.
Questões relativas à produtividade, administração do fluxo de caixa e até o cadastro de clientes podem ser facilmente resolvidas graças à tecnologia.
Além da ferramenta já mencionada, outras tecnologias específicas estão sendo integradas ao cotidiano do advogado.
Um desses exemplos é a inteligência artificial o “IA”, que permite que softwares e sistemas consigam fazer uma varredura do comportamento do usuário com o objetivo de melhorar a usabilidade da ferramenta.
Pelo advento dessa tecnologia, o advogado pode contar com um dispositivo que permite a revisão de contratos em segundos e a automação de processos repetitivos.
Além da praticidade e da agilidade que essa ferramenta traz para o cotidiano do advogado, a inteligência artificial também é um recurso estratégico.
Graças à jurimetria em conjunto com a IA (inteligência artificial) sendo aplicada a análise de dados jurídicos, o advogado consegue fazer análises precisas da jurisprudência e ter mais segurança na hora de oferecer prognósticos aos seus clientes.
e-Xyon, pioneirismo em tecnologia
Como demonstrado acima, o futuro da advocacia já começa a ser construído no agora, pois as ferramentas e os serviços tecnológicos se tornaram parte da realidade de escritórios, tribunais e departamentos jurídicos, até daqueles mais tradicionais.
É direcionado para esse futuro, mais eficiente em suas rotinas que nós da e-Xyon fomos a primeira empresa do segmento a investir em Cloud Computing (computação nas nuvens em inglês).
A partir desse serviço, seu escritório será capaz de garantir elevados níveis de segurança e disponibilidade de dados e mobilidade para permitir a continuidade e o crescimento dos negócios de seus clientes.
Se você ficou interessado sobre como a tecnologia pode otimizar as rotinas de seu escritório, não deixe de ler nossos artigos semanais.
Comments