top of page

Conheça as inovações tecnológicas para o mercado jurídico


As inovações tecnológicas voltadas para o mercado jurídico seguem em constante desenvolvimento e com cada vez mais ferramentas capazes de atender às demandas dos profissionais do direito.


O mercado jurídico é amplo em quantidade de profissionais e possibilidades de atuação. Assim, para alcançar um nível de excelência em seus atendimentos, os advogados precisam estar atualizados com as novidades e atentos a todos os benefícios que elas proporcionam, tais como aumento de produtividade, economia de gastos, celeridade de processos, entre outros.


Dessa forma, vamos elencar algumas dessas inovações e apresentar suas vantagens.


Software jurídico


O software jurídico é uma ferramenta essencial para a gestão do escritório, possibilitando otimização de tarefas de rotina, controle de prazos e processos, agenda, controle de despesas, armazenamento e segurança de informações, etc.


Em suma, é o tipo de tecnologia ideal para facilitar a rotina do escritório de advocacia e agregar dinamismo e fluidez ao fluxo de trabalho.


Além disso, o software jurídico também fornece relatórios, métricas e indicadores, proporcionando uma visão ampla e estratégica do escritório.


Jurimetria


Um dos destaques fica por conta da jurimetria, definida como a aplicação da estatística no ambiente jurídico, ou seja, é uma ferramenta que possibilita análises descritivas, diagnósticas e preditivas dos dados que envolvem os processos judiciais.


A jurimetria permite tomadas de decisão mais eficazes, por meio da construção de informações baseadas em análises robustas extraídas dos dados de milhares de processos que tramitam na Justiça.


Dessa maneira, é possível ter acesso, por exemplo, à tendência de decisão de um tribunal, à posição dominante nos tribunais superiores em casos com jurisprudência semelhante, isto é, qual a probabilidade de ganhar uma causa e, assim, ter oportunidade de traçar a estratégia mais eficiente.


Assinatura digital


Em substituição ao reconhecimento de firma em cartório, a assinatura digital veio para acelerar o trâmite burocrático. Com a mesma legalidade da assinatura comum e completamente segura, ela permite que o advogado protocole petições, assine contratos e consulte processos de maneira digital, conferindo economia de tempo e gasto com locomoção, além de agregar mais dinamismo ao seu trabalho.


A assinatura digital pode ser utilizada por meio de tokens, certificado digital, aplicativo ou armazenada em um chip.


As inovações tecnológicas estão transformando o mundo jurídico e trazendo mais opções de trabalho de maneira prática, segura e arrojada.


Quer conhecer outras inovações? Acesse o nosso site e descubra todas as vantagens que a e-Xyon pode oferecer ao seu escritório de advocacia, como o nosso software jurídico.


Saiba mais lendo o artigo Novas tecnologias essenciais na otimização da atividade jurídica

20 visualizações0 comentário
bottom of page