Legal design: uma maneira inovadora de oferecer serviços jurídicos.
- 26 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

As mudanças decorrentes dos avanços tecnocientíficos já são uma realidade dentro nosso dia a dia. Por exemplo, são inegáveis as vantagens trazidas pela tecnologia nos últimos anos em áreas como transporte, saúde e educação.
É evidente que, diante dessa onda de progresso tecnológico, o mercado do direito também seria impactado com novas ferramentas e rotinas de trabalho.
A maneira como a advocacia funciona hoje é totalmente diferente daquela de anos atrás. Peticionar um processo, por exemplo, pode ser feito diretamente do escritório, sem a necessidade de se deslocar até o fórum.
Tarefas repetitivas que consumiam tempo de colaboradores e dinheiro dos escritórios agora podem ser realizadas através de inteligências artificiais e a comunicação com o público é feita por chatbots.
Isso produz avanços significativos na rotina de um departamento jurídico que podem ser convertidos em vantagens de mercado.
É exatamente nesse contexto que entra o Legal Design. Essa é uma maneira distinta de oferecer serviços jurídicos e de criar vínculos com o seu público. Se você nunca ouviu falar sobre ela, este texto é para você.
O que significa Legal Design
Quando sublinhamos que o universo do direito está atravessando uma metamorfose, principalmente na maneira de ofertar os seus serviços, o Legal Design se enquadra perfeitamente nessa situação.
De acordo com artigo publicado no portal Jornal Jurid, essa “estratégia consiste na necessidade de criar produtos jurídicos mais claros e que realmente atendam à necessidade de seus usuários”
.
Em síntese, ele é uma ferramenta que objetiva, por meio de mecanismos do design, da tecnologia e do direito, criar produtos e serviços advocatícios direcionados a desenvolver soluções para os clientes.
Geralmente, as estratégias de Legal Design são elaboradas por equipes multidisciplinares e por isso vêm sendo adotadas de maneira massiva por escritórios ao redor do mundo.
Legal Design no Brasil
Como já amplamente divulgado, o Legal Design é uma iniciativa do Legal Design Lab, com sede nos Estados Unidos, que conquistou o mundo, sendo pauta de debates entre juristas e intelectuais do ramo do direito.
Infelizmente ainda não temos nada similar no Brasil, porém, nada impede que docentes e alunos desenvolvam soluções para o mercado jurídico brasileiro.
e-Xyon: soluções para um direito em metamorfose
Como sublinhamos nas linhas acima, o direito está passando por uma fase de transformação muito intensa, adotando novas tecnologias disruptivas em seus processos e modernizando cada vez mais as rotinas de trabalho de escritórios e departamentos jurídicos.
Foi pensando nisso que nós da e-Xyon desenvolvemos o nosso Gestor de Comunicações Processuais (GECP). Visite o nosso site e conheça melhor os nossos produtos.
Se você se interessou pelo tema abordado acima, então não pode deixar de ler nosso demais artigos.
Comments