É fato que a pandemia promoveu um verdadeiro abalo sísmico em diversas esferas sociais e com o direito não foi diferente.
Em meio a tantas incertezas no mundo jurídico pós-pandemia, algo parece certo: o modelo híbrido de trabalho veio para ficar.
Os ensinamentos aprendidos ao longo dos desafiadores anos de 2020 e 2021 não deixam dúvida de que os operadores do direito uniram o melhor dos dois mundos (online e offline) a fim de oferecer serviços cada vez melhores.
Modelo híbrido: uma realidade ainda em construção
É um fato que os contornos do mercado jurídico híbrido ainda estão em construção. Não temos uma dimensão exata de como tribunais, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos vão se comportar nos próximos anos.
Mas a pandemia expôs para quem quisesse ver que é possível trabalhar com flexibilidade e sem depender de um espaço físico para ser produtivo.
Apenas para fins de demonstração: o 2021 Legal Trends Report sublinha que, em 2018, somente 23% dos clientes estavam abertos à ideia de contratar um advogado remotamente. Esse número cresceu, e em 2021 alcançou a marca de 79%.
Clientes descartam experiência 100% remota
Apesar do crescimento da aceitação dos serviços à distância pelos clientes, isso não significa que eles esperam uma experiência jurídica totalmente remota.
A procura por serviços jurídicos e a contratação de um advogado pode iniciar remotamente, e o mesmo vale para as reuniões de acompanhamento.
Entretanto, os clientes acreditam que alguns atos devem acontecer de forma presencial, para preservar a relação profissional.
Modelo híbrido veio para ficar
Outro relatório relevante, o Legal Industry Report 2021, chegou à mesma conclusão: o modelo híbrido veio para ficar.
De acordo com o documento, será comum alternar, nos dias da semana, entre o trabalho remoto e o presencial.
Outra contribuição de peso sobre o tema foi dada pelo especialista em tecnologia jurídica Bob Ambrogi. Segundo Ambrogi, o modelo híbrido de trabalho oferece comodidade, eficiência e melhor atendimento, sem diminuir a produtividade.
e-Xyon o futuro é agora
É fato que a pandemia acelerou processos que já estavam em andamento, como o emprego de metodologias mais modernas em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Um dos avanços mais significativos foi a adesão da tecnologia por parte desses espaços. Foi pensando em colocar o seu escritório na rota do futuro, que nós da e-Xyon desenvolvemos o nosso software de cobrança judicial.
Se você acompanha e gosta do conteúdo que produzimos, então não pode deixar de conferir mais artigos do blog.
Comments