top of page

O advogado do século XXI deve ser multidisciplinar


Quando pensamos nas competências que um advogado deve possuir, o que nos vem à mente de imediato? Leis, processos, produção de petições e audiências, correto? Inclusive é por esse caminho que seguem anualmente milhões de estudantes de direito em sua formação para o mercado de trabalho.


Não queremos neste artigo criticar a formação técnica que acreditamos de fundamental importância na formação dos profissionais do direito.


Nosso objetivo é demonstrar que, dentro de um mercado em constante mudança de paradigmas e incertezas, um advogado deve ser mais do que um profissional engessado que segue à risca as regras antes estabelecidas para executar seu trabalho.

O advogado do futuro precisa ter uma visão empresarial


De acordo com a advogada empresarial Fabiola Grimaldi, para o advogado do futuro será necessário conhecimento e visão empresarial.


Em síntese, não basta dominar as competências tradicionais do âmbito jurídico, será necessário conhecimento das empresas, dos processos e das pessoas, em uma abordagem holística.


Ainda de acordo com Grimaldi, o ambiente de negócios cada vez mais caótico exige do advogado do futuro uma postura multidisciplinar, ou seja, além do relacionamento multissetorial será necessário ao advogado um conhecimento que ultrapasse as fronteiras de leis, processos, doutrinas e jurisprudências.


O advogado tradicional corre o risco de ficar para trás na nova economia se não de adequar aos novos modelos de trabalho.


É fato que o conceito de advogado se modificou nos últimos anos, desde a ascensão da economia digital.


O profissional de direito agora precisa ter um domínio multifacetado das coisas que o cercam, além de uma visão empreendedora de seu negócio.


Neste contexto, como muito bem assinala Fabiola Grimaldi, “o advogado tradicional, especializado em litígio, corre o risco de estar em constante ameaça com a evolução do mercado atual”.

e-Xyon – O futuro do seu escritório começa hoje


Neste artigo, aprendemos um pouco mais sobre como os advogados de hoje, inseridos em uma economia digital, não podem mais se dar ao luxo de permanecerem os mesmos.


Agora é necessário que os operadores do direito adquiram novas competências como uma visão empresarial de seus negócios e clientes.


É nesse mesmo zeitgeist que nós da e-Xyon desenvolvemos ferramentas voltadas para inserir o seu escritório nesse novo horizonte digital.


Um exemplo desse esforço é o nosso software de gestão de contratos, desenvolvido especialmente para que departamentos jurídicos e escritórios de advocacia gerenciem seu portfólio de contratos de maneira mais eficiente e otimizada.


Se você gostou do texto acima e deseja se aprofundar ainda mais no assunto, então não deixe de ler nossos artigos.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page