top of page

O futuro do direito: inteligência artificial a serviço da prática jurídica


A inteligência artificial é uma tecnologia que já faz parte do cotidiano de diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, evidenciando desde já que o processo de automação desses espaços anteriormente analógicos seja uma realidade sem volta.


Desde a invenção do sistema Watson, pela IBM, robôs conseguem realizar atividades, que antes demandavam o dispêndio de uma equipe inteira, dentro de um intervalo de tempo menor. Transformando em realidade aquilo que só era visto nos livros de ficção científica.


A inteligência artificial consegue processar um amplo leque de informações através daquilo que especialistas chamam de computação cognitiva, quando softwares organizam os dados disponíveis de maneira semelhante ao cérebro humano.


A partir de tal recurso, o algoritmo é capaz de analisar documentos em segundos, e assim orientar o advogado para as melhores decisões a serem tomadas.


Portanto, pode-se concluir, que a inteligência artificial não é apenas uma realidade. Ela também é uma tendência para qual o advogado deve permanecer atento, a fim de não ser relegado ao ostracismo profissional.


Antes de nos aprofundarmos mais sobre os possíveis horizontes que podem ser abertos a partir dessas inovações no ramo jurídico, é válido um breve intervalo para analisarmos mais detidamente os impactos do uso da inteligência artificial na advocacia.


Inteligência artificial e advocacia: entenda as vantagens


A inteligência artificial (IA) é uma emulação da capacidade humana de raciocinar, tomar decisões, analisar e até solucionar problemas em benefício da humanidade.


A implementação dessa nova ferramenta em escritórios acompanha uma tendência que havia sido lançada pelos softwares jurídicos, ou seja, a de automatizar as práticas diárias. Entretanto, enquanto os softwares jurídicos ajudam a minimizar o gasto do tempo com atividades de suporte, a IA também automatiza outras atividades de natureza intelectual.


Tal como os softwares jurídicos, a inteligência artificial também tem como principal meta a automação de tarefas e rotinas, permitindo que o advogado tenha mais produtividade no seu cotidiano, que é cada vez mais desafiador e multitarefa.


Por isso a importância da implementação desses recursos em escritórios e departamentos jurídicos, a fim de liberar os advogados de tarefas corriqueiras para que os mesmos se dediquem apenas aos seus clientes.


O direito rumo ao futuro digital


Após os softwares jurídicos, o processamento eletrônico e a certificação digital, a inteligência artificial aparece como mais um passo rumo a um futuro cada vez mais digitalizado do direito.


A tendência é que mais ferramentas como essas sejam elaboradas a fim de auxiliar a rotina do advogado, contribuindo para que esse exerça seu ofício com cada vez mais eficiência e eficácia.


Em um universo como o jurídico, onde escritórios de todos os tamanhos enfrentam uma concorrência cada vez mais acirrada, ignorar ferramentas que chegaram ao mercado com o objetivo de transformar a advocacia em uma prática cada vez mais produtiva e eficiente, significa perder oportunidades de destaque e ficar atrás na competitividade.


e-Xyon: quais os benefícios de integrar soluções de automação em seu escritório?


Como assinalado nos parágrafos anteriores, a automação dos processos advocatícios é o futuro, por isso nossa missão é encontrar soluções automatizadas a fim de transformar departamentos jurídicos e escritórios de advocacia em ferramentas mais produtivas e eficazes.


Entre os benefícios da implementação de soluções automatizadas na área do direito estão:

  • Aumento de produtividade e redução de custos envolvidos

  • Padronização das melhores práticas garantindo qualidade contínua.

  • Relatórios gerenciais de emissão periódica programada

  • Criação de workflows estabelecendo rotinas de trabalho com diversas tarefas e grupos de trabalho.

Nosso objetivo como organização é facilitar a vida de todos aqueles ligados ao segmento jurídico na gestão de processos e clientes.


6 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page