top of page

Por onde começar a digitalização do escritório jurídico?

Precisa digitalizar seu escritório? Acompanhe nosso artigo e fique por dentro destas dicas.

A atividade jurídica é pilar fundamental da nossa sociedade e vem se modernizando ao longo do tempo.


A internet e as novas tecnologias trouxeram um novo olhar sobre o direito e como tal atividade poderia ser potencializada.


Mesmo sendo uma carreira tradicional, o Poder Judiciário, os advogados e demais operadores do direito também foram diretamente impactados pela transformação digital e toda evolução que chegou junto com ela.


Essa tendência se mostrou inegável e veio para ficar: processos eletrônicos, petições online, audiências remotas e tantas outras propostas que o Direito 4.0 agregou.


O que significa digitalizar seu escritório


O Direito 4.0 é uma prática que reinventou a atividade jurídica por meio de inovações tecnológicas como softwares jurídicos, uso de robôs, inteligência artificial e análise de dados.


Como resultado desse novo movimento, a digitalização mostrou-se uma solução eficiente para a modernização de processos dentro do escritório de advocacia.


Mas por onde começar? A resposta está na mentalidade da organização, visto que envolve um novo modelo de negócio e também uma mentalidade digital por parte dos operadores do direito.


É preciso enxergar o escritório de advocacia com uma visão empresarial e, sendo assim, executar planejamentos, otimizar processos, estabelecer metas e, consequentemente, manter clientes ativos.


A partir dessa visão empresarial, o primeiro passo é repensar toda a operação e todos os procedimentos internos (seguindo algumas etapas), e adequar essas mudanças a cada escritório, pois cada um possui particularidades.


Como digitalizar seu escritório


Como parte de um processo de gestão, digitalizar seu escritório requer algumas etapas para que ocorra de maneira mais eficaz.


1 - Mindset digital


A primeira grande mudança precisa vir de dentro da organização, ou seja, advogados e operadores do direito precisam reavaliar sua mentalidade para que a transformação digital ocorra no escritório.


É necessário vislumbrar como novas tecnologias e novos métodos de gestão, inovação e uso de dados podem otimizar o trabalho do advogado.

2 - Fluxograma


Também conhecido como mapeamento de processos, essa etapa envolve o planejamento e o gerenciamento de todos os fluxos operacionais de uma empresa, como áreas administrativas, operacionais, logísticas e comerciais.


Como resultado, os diagramas e fluxogramas mostram a melhor ordem de realização das tarefas e, com uma visão organizada e eficiente, essa etapa será o guia para as demais. Sem um mapeamento de processos bem definido, a chance de a digitalização não ser eficaz é muito grande.


3 - Automação


Com o mapeamento definido, podemos planejar a automação dos processos e pensar quais softwares jurídicos e outras ferramentas tecnológicas serão mais adequados para a realização das tarefas administrativas e jurídicas do escritório.


Vale ressaltar que a implementação da automação vai proporcionar ganho de produtividade, redução de custos, maior segurança de dados, controle de prazos e maior qualidade na prestação do serviço, e ainda permitir que o profissional do direito permaneça focado em sua função jurídica.


4 - Serviços de nuvem


Outra vantagem da digitalização do escritório de advocacia é a possibilidade da utilização dos serviços de nuvem.


Alguns dos benefícios já comprovados são redução de custos, otimização do armazenamento de dados, compartilhamento mais dinâmico das informações e segurança e continuidade dos negócios.


5 - Atendimento digital


Outra área que também se beneficia com a digitalização do escritório é o atendimento ao cliente.


O atendimento digital é caracterizado pelo uso de tecnologias, como inteligência artificial e chatbot, para uma comunicação online mais rápida e eficaz, uma vez que atualmente o cliente é bem informado mais imediatista .


Contudo, o atendimento digital não precisa ser realizado de maneira impessoal, pois existem diversas formas de personalizá-lo e deixá-lo humanizado e adequado às demandas dos clientes dos escritórios de advocacia.


Precisa digitalizar seu escritório? Conheça as soluções digitais da e-Xyon.


No artigo acima vimos a importância da digitalização do escritório de advocacia e como ela se tornou essencial para o crescimento do negócio.


Com tantas inovações tecnológicas disponíveis no mercado, a atividade jurídica hoje contempla diversas ferramentas capazes de otimizar seus processos.


Conheça os produtos desenvolvidos pela e-xyon, como nosso software jurídico, que irão otimizar as rotinas de seu escritório ou departamento jurídico.


Quer saber mais sobre digitalização das atividades jurídicas? Não deixe de ler nossos artigos semanais.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page