Interessado em aprender mais sobre as possibilidades de aplicação das animações 3D no direito? Então confira o texto a seguir.
Já faz algum tempo que temos apresentado neste blog as vantagens da utilização de animações 3D em julgamentos, como uma importante ferramenta que auxilia juízes e jurados em seu entendimento do caso e advogados na defesa de seu ponto de vista.
Mas, de fato, o que são animações 3D? Elas podem ser usadas de maneira indiscriminada nos diferentes segmentos do direito? Para responder a essas perguntas é que resolvemos escrever o artigo abaixo.
“Animações 3D são representações visuais geradas por computador capazes de simular movimentos de pessoas e objetos em ambiente tridimensional”, define Bernardo de Azevedo - advogado e especialista em direito digital. “Com elas, é possível criar personagens e produzir simulações com altos níveis de detalhamento, sendo úteis, portanto, para várias áreas do direito”, conclui.
Portanto, enganam-se aqueles que pensam que essa ferramenta tem utilidade apenas para o segmento criminal do direito. Embora o direito criminalista se afigure como a área que mais investe nessa inovação, isso não impede que outros ramos da justiça se utilizem desse recurso, como veremos a seguir.
Direito civil
Uma das aplicações das animações 3D no direito civil é a de auxiliar os operadores jurídicos na ilustração de sinistros de trânsito.
Isso porque é desafiador descrever textualmente um acidente entre veículos. Logo, a animação auxilia na apresentação da dinâmica do acidente.
Direito do consumidor
A animação 3D também é eficiente na representação de violações do direito do consumidor, auxiliando o magistrado a compreender em sua totalidade os danos sofridos.
“Em casos envolvendo responsabilidade por vício no produto, só para ilustrar, podem ser criadas animações comparativas, demonstrando como deveria ser o produto e como foi entregue”, esclarece Bernardo de Azevedo.
Direito trabalhista
Um dos maiores desafios no âmbito do direito trabalhista é descrever textualmente um acidente de trabalho.
Assim sendo, a animação 3D é uma ferramenta eficaz para representar casos de má utilização do maquinário ou o funcionamento de EPIs.
Não pare no tempo, conheça a e-Xyon
Como demonstramos anteriormente, estamos passando por um dos momentos mais produtivos no que se refere à relação existente entre tecnologia e direito.
Nesse sentido, aqueles operadores jurídicos que insistirem em rotinas engessadas do passado estão fadados ao ostracismo profissional.
Por isso, nós da e-Xyon investimos pesado em inovação para facilitar a vida de escritórios e departamentos jurídicos.
Uma prova desse compromisso é o nosso Software de consultas e pareceres .
Comments