top of page

Tecnologia a favor de serviços jurídicos menos burocráticos

Um levantamento promovido pelo Instituto Nacional de Seguro Social, por exemplo, contabilizou mais de 1,7 milhão de processos administrativos em análise na fila de espera de concessão de benefícios previdenciários em fevereiro de 2021.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - nosso país tem cerca de 1,2 milhão de advogados em serviço, sem contar estagiários e suplementares.


Isso equivale, aproximadamente, a um advogado para cada 173 cidadãos, levando em consideração o Censo de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que apontou 212 milhões de habitantes.


Com o incremento do número de profissionais da advocacia atuando no Brasil e também da população, é natural que aumente a quantidade no número de processos em andamento em todas as esferas jurídicas.


Um levantamento promovido pelo Instituto Nacional de Seguro Social, por exemplo, contabilizou mais de 1,7 milhão de processos administrativos em análise na fila de espera de concessão de benefícios previdenciários em fevereiro de 2021.


A maior quantidade de processos, por sua vez, implica no aumento do tempo em que eles permanecerão em análise nos tribunais e órgãos administrativos.


De acordo com a 4ª edição do Censo Jurídico, os maiores vilões das atividades jurídicas no Brasil são: em segundo lugar a burocracia e o próprio sistema judiciário, e em primeiro lugar a COVID-19 e as dificuldades de trabalho atribuídas a ela.


Ainda segundo esse levantamento, 60% dos participantes não possuem nenhum modelo de software para monitorar as publicações e mais da metade dos entrevistados não utiliza tecnologia para automatizar as rotinas.


A pesquisa também indicou que apenas 11% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial se tornará tendência na automação de tarefas e assinaturas digitais.


O que comprova a dificuldade de adaptação dos operadores do Direito às soluções tecnológicas presentes no mercado.


A importância das tecnologias para a área do Direito


Esses números só evidenciam a importância de apresentar tecnologias, voltadas para otimização de rotinas de escritórios e departamentos jurídicos, para advogados e outros operadores do Direito que ainda não as conhecem.


Essas ferramentas são uma importante arma no combate à burocracia enfrentada nas rotinas jurídicas do dia a dia, se desdobrando em benefícios para toda a sociedade que colhe os frutos de serviços e rotinas otimizadas.


Atualmente, o mercado dispõe de uma infinidade de ferramentas e plataformas que otimizam e aceleram os processos do Direito, produzidas pelas lawtechs e legaltechs - empresas de tecnologias e desenvolvedoras de softwares -, que auxiliam os serviços jurídicos e facilitam as tarefas dos advogados.


Hoje, não é difícil encontrar uma startup auxiliando um operador do Direito a encontrar modelos de petições e preenchê-los automaticamente com informações disponíveis em nuvem; deixou de ser complexo ter a possibilidade de organizar um escritório online, gerenciando todas as atividades para cada associado.


É válido sublinhar que o emprego da tecnologia não é uma substituição do advogado por um robô, mas a aproximação do operador do Direito com a inovação, visando o aumento da qualidade e agilidade de processos e diminuindo as barreiras das rotinas em todos os segmentos jurídicos.


Por fim, porém não menos importante, é válido assinalar que todos os setores do mercado, no Brasil e no exterior, atravessam uma fase de inovações constantes, objetivando sempre o desenvolvimento profissional, e a melhoria na qualidade dos serviços prestados.


Com o Direito não é diferente. O emprego de recursos tecnológicos em escritórios e departamentos jurídicos deixou de ser visto como um artigo de luxo de alguns para passar a ser uma necessidade de todos.


Além disso, investir em tecnologia no Direito é o primeiro passo para desburocratizar o setor.

e-Xyon soluções inteligentes contra a burocracia


No artigo acima percebemos que para a população no geral um dos maiores problemas relativos ao universo do Direito é a burocracia.


Esse problema decorre do aumento, significativo, do número de processos nos escritórios e nas Côrtes espalhadas pelo país.


Descobrimos também que não existe outro caminho para combater a burocracia no direito do que investir em tecnologia.


Foi pensando nisso que nós da e-Xyon desenvolvemos produtos e serviços para otimizar a rotina de escritórios e departamentos jurídicos, a fim de garantir aos operadores do Direito o tempo necessário para se dedicarem àquilo que realmente importa: o cuidado com o cliente.


Tomados por esse espírito que nós da e-Xyon desenvolvemos o Software de Controle Societário, que permite ao operador do Direito organizar os controles societário de empresas e suas filiais de forma simples e completa.


Se você acredita que a tecnologia é uma ferramenta fundamental a serviço do advogado na luta contra a burocracia do Direito, então você vai adorar conhecer nossos artigos semanais.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page