top of page

Três dicas para a gestão de dados jurídicos e dashboards

Conheça a importância da análise dos dados jurídicos e como eles geram impacto na atividade judicial.

A análise e a gestão de dados jurídicos têm se mostrado um grande potencial competitivo, tanto para os profissionais do direito quanto para as empresas, e seguem como uma prática em ascensão nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, inclusive sendo consideradas ativos valiosos.


Essa prática vem ganhando mais espaço por ser um diferencial no processo de tomada de decisão.


Juntamente com a análise, os dashboards são essenciais, pois é por meio dessas plataformas que os dados jurídicos são processados e transformados em KPIs, ou seja, Key Performance Indicator – indicadores-chave de desempenho.


Vale lembrar que os dashboards precisam ser personalizados de acordo com cada cliente.


Dicas para melhorar a gestão de dados jurídicos


A análise de dados jurídicos busca, por meio do processamento de informações, o conhecimento necessário para a adoção de novas estratégias e tomadas de decisões mais eficientes.


Ao processar esses dados, outra vantagem apresentada é a possibilidade de os advogados terem percepção sobre o modo de atuação de outros profissionais, como outros advogados, juízes, promotores etc.


Dessa forma, o profissional garante maior vantagem competitiva.


Antes de mais nada, é necessário definir quais respostas relativas àqueles clientes você deseja alcançar. Para isso, algumas dicas são fundamentais.


  1. Evite deixar campos em texto livre para evitar a dispersão de dados, ou seja, crie regras de input;

  2. Se possível, analise e interprete os dados por meio de relatório Excel para criar padrões de informações e evitar distorções;

  3. Ainda, existe a possibilidade de estruturar a leitura do dashboard e seus respectivos painéis na sua base de dados do sistema.


A tendência para o mercado jurídico se mostra cada vez mais através da necessidade de conhecimento em ferramentas tecnológicas e atualizadas conforme as demandas dos clientes, para que se atinja uma prestação de serviço assertiva e eficiente.


Boas práticas como a utilização de um excelente software jurídico são fundamentais para geração de valor ao trabalho do advogado.


Saiba tudo sobre o nosso software de Jurimetria, Analytics e Monitoramento Contínuo.


Através da plataforma e-Xyon é possível obter completa análise estratégica de dados jurídicos, permitindo visualização através de um conjunto dedashboards.


Além disso a Inteligência Artificial e-Xyon desenvolve rotinas de machine learning e redes neurais capazes de identificar padrões para análise jurídica de dados e documentos.


Acesse o nosso site!


Se interessou pelo assunto? Leia o artigo Advocacia 4.0 e suas implicações nos escritórios e departamentos jurídicos.


49 visualizações0 comentário
bottom of page