O visual law é o ramo do legal design que emprega técnicas visuais para facilitar a comunicação nos documentos relativos ao universo do direito.
O universo do direito, os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos estão ingressando em uma nova era digital por meio do legal design e do visual law. O legal design é, segundo a professora Margaret Hagan, da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford (EUA) “uma proposta inovadora para aprimorar documentos legais, produtos, políticas ou organizações”.
O que é Visual Law?
Já o visual law é o ramo do legal design que emprega técnicas visuais para facilitar a comunicação nos documentos relativos ao universo do direito.
Um estudo produzido pela Universidade de Minnesota concluiu que as apresentações com recursos visuais são mais persuasivas. Nessa esteira, a Rodhes University indicou que os documentos que usam elementos visuais são mais fáceis de serem compreendidos.
Em síntese, o visual law objetiva substituir o famoso “juridiquês” que tanto amedronta leigos do universo jurídico.
O “juridiquês” não se define apenas pelo emprego de palavras rebuscadas e o uso de expressões em latim, mas também todo um padrão já consolidado de documentos com citações de legislações, doutrinas e precedentes jurídicos, nem sempre atualizados.
Benefícios do Visual Law
Um dos mais reconhecidos avanços proporcionados pelo visual law é relativo à democratização do acesso à Justiça, uma vez que é priorizada uma linguagem mais acessível a todos, com uso de textos mais enxutos e objetivos e a utilização de diversas ferramentas visuais, como aplicações de imagens, infográficos, vídeos, linhas do tempo e até QR codes.
A utilização das técnicas e ferramentas de visual law é muito benéfica às partes do processo e ao julgador, assegurando a aplicação dos princípios de celeridade processual e da razoável duração dos processos, afinal de contas peças objetivas têm como consequência imediata decisões mais assertivas.
O direito está mudando, e você deve acompanhar essa mudança
No artigo acima aprendemos que o direito está mudando, e um dos pilares do fazer advocatício, a linguagem, agora começa a se modernizar.
Outra forma de se modernizar é otimizando rotinas no ambiente de trabalho. Foi pensando nisso que nós da e-Xyon desenvolvemos o nosso GECP - Gestor de Comunicações Processuais. Visite nosso site e conheça mais sobre os nossos produtos.
Se você acompanha e gosta do conteúdo que produzimos, então não pode deixar de conferir mais artigos do blog.
Comments