Multinacional reduziu nível de serviço na elaboração de subsídios de 10 para 2 dias.
Uma empresa multinacional do ramo de eletrodomésticos que não teve seu nome divulgado, aderiu a tecnologias de automação robótica (RPA) com o foco em aumentar a produtividade e autonomia do setor jurídico.
O propósito da organização era automatizar a coleta de subsídios na elaboração de acordo ou defesa dos processos judiciais da companhia.
O desafio proposto era a redução do Acordo de Nível de Serviço (SLA) na coleta de novos subsídios.
O uso de automação jurídica trouxe resultados positivos como a redução de 10 para 2 dias, do acordo nível de serviço (SLA) na coleta de subsídios, um equivalente à economia de 80% do esforço operacional.
Ademais, todo processo de compra de produtos da marca ficará registrado automaticamente no CRM da empresa, incluindo a ordem de serviço, nota fiscal e histórico completo desde a aquisição até a entrega.
Além da redução de tempo no tratamento de processos judiciais o uso de automação robótica (RPA) também reduz custos e prazos.
O que é coleta de subsídios?
A coleta de subsídios em processos judiciais refere-se ao processo de obtenção de evidências, informações e documentos relevantes para o caso em questão. Essa coleta é realizada pelas partes envolvidas no processo, como os advogados de defesa e acusação, e tem como objetivo apresentar elementos que sustentem seus argumentos perante o tribunal.
No contexto judicial, a coleta de subsídios pode envolver diversas atividades, tais como:
Investigação: As partes podem realizar investigações para obter provas adicionais que possam apoiar sua posição. Isso pode incluir pesquisas, entrevistas com testemunhas, levantamento de evidências físicas, entre outros.
Depoimentos e testemunhos: Pode ser necessário coletar depoimentos de pessoas envolvidas no caso, como testemunhas oculares, especialistas ou outras partes relevantes. Esses depoimentos podem ser obtidos por meio de interrogatórios, depoimentos orais ou por escrito.
Documentação: A coleta de subsídios também envolve a obtenção e análise de documentos relevantes para o caso, como contratos, registros, relatórios, correspondências, entre outros. Esses documentos podem ser apresentados como evidências durante o processo.
Perícias: Em alguns casos, pode ser necessário obter perícias técnicas ou científicas para esclarecer pontos específicos do caso. Isso pode envolver a contratação de especialistas para realizar análises, avaliações ou testes em áreas como medicina forense, engenharia, contabilidade, entre outras.
A coleta de subsídios para a acordos ou defesa em processos judiciais é uma das mais corriqueiras e fundamentais de um departamento jurídico. E também uma das mais trabalhosas.
Realizar de forma manual esse serviço exige um grande esforço operacional e despede muito tempo, o que resulta em perda de eficiência.
Foi pensando no aumento dessa produtividade e eficiência que a Whirlpool decidiu automatizar os processos.
Como a automação jurídica aumenta a produtividade no departamento jurídico?
A automação de processos manuais no departamento jurídico pode trazer diversos benefícios e aumentar significativamente a produtividade.
Veja alguns casos:
Redução de tarefas repetitivas;
Aceleração do fluxo de trabalho;
Gerenciamento de prazos e lembretes;
Organização e busca de informações;
Padronização de processos;
Colaboração e comunicação eficientes.
Redução de tarefas repetitivas.
A automação jurídica permite a eliminação ou redução de tarefas manuais e repetitivas, como preenchimento de formulários, organização de documentos, envio de lembretes, entre outros.
Isso libera tempo para que os profissionais do departamento jurídico possam se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.
Aceleração do fluxo de trabalho.
A automação agiliza o fluxo de trabalho, permitindo que os processos sejam executados de maneira mais rápida e eficiente.
Por exemplo, com a automação de tarefas de análise de documentos, contratos ou pesquisas legais, os profissionais podem obter resultados em questão de minutos em vez de horas ou dias.
Gerenciamento de prazos e lembretes.
A automação pode auxiliar na gestão de prazos, enviando lembretes automáticos sobre datas importantes, como audiências, prazos de apresentação de documentos ou reuniões.
Com isso há a redução do risco de negligência ou esquecimento de prazos, garantindo que as atividades sejam realizadas dentro dos prazos estabelecidos.
Organização e busca de informações.
A automação permite a criação de bancos de dados ou sistemas de gerenciamento de documentos, nos quais é possível armazenar e categorizar informações jurídicas relevantes, como jurisprudências, legislações e pareceres.
Isso facilita a busca e o acesso rápido a informações essenciais para pesquisas ou fundamentação de casos.
Padronização de processos.
Com a automação, é possível estabelecer fluxos de trabalho padronizados, o que promove a consistência e a qualidade na execução das tarefas.
O que evita erros causados por inconsistências ou falta de padronização nos processos manuais.
Colaboração e comunicação eficientes.
A automação de processos também facilita a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe jurídica.
Por meio de ferramentas e plataformas automatizadas, é possível compartilhar informações, atribuir tarefas, acompanhar o progresso dos projetos e manter todos os envolvidos atualizados de forma mais eficiente.
No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não substitui a necessidade de advogados qualificados e experientes.
Embora a tecnologia possa ajudar os advogados a trabalhar de maneira mais eficiente, a habilidade humana e a experiência continuam sendo essenciais para tomar decisões informadas e estratégicas.
Conte com a e-Xyon para aumentar a eficiência do seu departamento jurídico através de tecnologias pautadas em automação robótica (RPA)
Oferecemos serviços de tratamento de dados de contencioso de massa com o uso de esteiras automatizadas combinadas a mão de obra altamente qualificada.
Os dados são tratados desde o ingresso até a finalização, proporcionando cumprimento de prazo, informações para tomada de decisão e análise de causa raiz, com ênfase em instituições financeiras.
Nossas tecnologias envolvem uso de RPAs (Robôs), Inteligência Artificial (IA), Algoritmos de banco de dados, além de profissionais com experiência nas atividades de cada cliente (Inteligência Natural).
BPO Jurídico para redução de custos operacionais.
Através do BPO jurídico, as empresas aproveitam a experiência e o conhecimento especializado, reduzindo custos operacionais, aumentando a eficiência e focando em suas principais atividades.
Nosso processo passa por quatro etapas essenciais:
1 – Recepção
Triagem de documentos judiciais recebidos por captura antecipada, e-mail, físico e busca nos tribunais, órgãos ou convênios com a justiça.
2 – Cadastro
Análise documental, validação de dados, identificação de causa raiz, direcionamentos de processos, indexação de documentos/pareceres e cadastro no sistema do Cliente.
3 – Subsídio
Coleta, demanda e a análise do subsídio necessário, com recomendação para acordos e defesas e montagem de dossiê.
4 – Entrega
Dossiê indexado no sistema do Cliente, com e-mail de direcionamento a credenciados e posterior resposta a órgãos demandantes de ofícios e indexação de documentos, além dos eventos das movimentações do processo.
Alguns dos benefícios percebidos por nossos clientes são:
Uso de tecnologia de ponta (IA);
Fidelidade no cumprimento de prazo (SLA);
Assertividade no serviço executado (+ 90% de acerto);
Agilidade no atendimento as novas demandas;
Criação de dashboards - Indicadores de qualidade e desempenho.
Carteira de clientes composta pelos maiores Bancos em patrimônio líquido.
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