O futuro é imprevisível, mas isso não significa que nós, seres humanos, não possamos imaginar os dias que virão. É pensando nisso que preparamos uma lista com cinco tendências para o setor jurídico de 2022.
1. Videoconferência
De acordo com especialistas do setor de tecnologias jurídicas, a videoconferência não desaparecerá com o fim da pandemia. Pelo contrário, continuará sendo adotada para melhor atender às necessidades dos clientes.
Isso se deve ao fato de a videoconferência ter se tornando o método preferido de comunicação dos clientes, que preferem não despender recursos para se encontrar pessoalmente com seus respectivos advogados.
2. Foco nos dados
Conforme apontam estudiosos sobre o tema, os operadores do Direito perceberam que não necessitam de uma infraestrutura robusta para exercer suas atividades.
A tendência é que esses profissionais invistam em coletas de dados e construção de relatórios para identificar como o trabalho está sendo realizado, por quem e com que eficiência.
3. Automatização das rotinas
Segundo personalidades da área de tecnologia, os profissionais do segmento jurídico investirão cada vez mais em ferramentas de automatização do trabalho administrativo.
Isso se deve ao fato de a automação ser, cada vez mais, percebida como um diferencial competitivo, por possibilitar rotinas de trabalho mais eficientes, possibilitando que advogados, escritórios e departamentos jurídicos possam se dedicar àquilo que realmente importa.
4. Foco na experiência do cliente
Para personalidades do ramo jurídico, os escritórios de advocacia vão investir cada vez mais na experiência de seus clientes e, para que essa experiência seja cada vez mais transparente, contínua e conveniente, o uso de tecnologias que otimizem processos não está descartado.
5. Adoção de tecnologia
Sabemos que durante décadas o segmento advocatício foi muito refratário à utilização de tecnologias, mantendo-se fiel a rotinas de trabalhos arcaicas e burocráticas.
Entretanto, nos últimos anos observamos que essa resistência à adoção de ferramentas tecnológicas se enfraqueceu, principalmente após o advento da pandemia.
Em 2022 é previsto que escritórios de advocacia vão continuar adotando novas tecnologias, a fim de oferecer serviços cada vez melhores para seus clientes.
e-Xyon, pioneirismo a serviço do seu escritório
Como assinalado anteriormente, o futuro da advocacia já começa a ser construído no presente, pois as ferramentas e os serviços tecnológicos se tornaram parte da realidade de escritórios e departamentos jurídicos.
É pensando nesse futuro, mais eficiente em suas rotinas de trabalho, que nós da e-Xyon fomos a primeira empresa do segmento a investir em Cloud Computing.
Através deste serviço, seu escritório será capaz de garantir elevados níveis de segurança e disponibilidade de dados.
Se você ficou interessado sobre as últimas tendências tecnológicas para 2022, leia mais artigos do blog.
Comments