top of page

Como a jurimetria pode ajudar o advogado 4.0

A jurimetria — disciplina que aplica metodologia estatística à ciência do direito — vem conquistando cada vez mais espaço na esfera jurídica.

A jurimetria — disciplina que aplica metodologia estatística à ciência do direito — vem conquistando cada vez mais espaço na esfera jurídica.


Lawtechs e legatechs do Brasil e do exterior estão oferecendo soluções tecnológicas que adotam os conceitos da jurimetria para realizar análises preditivas de casos judiciais, além de mapear processos do Poder Judiciário.


A pertinência da matéria é tamanha que estudiosos sugerem que sua inclusão nos currículos das faculdades é mera questão de tempo.


Já profissionais do segmento defendem que a jurimetria levará a advocacia a um outro nível de qualidade e se estabelecerá como um diferencial competitivo.


Advocacia e os dados


Durante décadas os operadores do direito se debruçaram na sua própria experiência a fim de responder aos questionamentos de seus clientes.


É algo recorrente em escritórios de advocacia que clientes façam perguntas do tipo "É possível ganhar a ação?”, “Corro o risco de perder o processo?”, e por aí vai.


Entretanto, com o advento da Quarta Revolução Industrial, a tecnologia está suficientemente desenvolvida para auxiliar a expertise dos advogados, possibilitando que esses profissionais possam alçar voos mais altos.


Em suma, a advocacia está imergindo na cultura data-drive e aprendendo como lidar com os dados.


Estamos em direção a um novo modelo de prática advocatícia: a “advocacia analítica”.


A Jurimetria e o Advogado 4.0


Antes de nos aprofundarmos ainda mais no papel da jurimetria na otimização das rotinas de escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos, é necessário assinalar que a jurimetria não substitui o estudo do caso concreto, a análise jurídica e a expertise do profissional.


Pelo contrário, a função da jurimetria é oferecer aos operadores do direito um horizonte de possibilidades analíticas ainda mais amplo e eficiente.


Por meio dela, os profissionais do direito podem aprimorar o processo de tomada de decisões e economizar tempo.


Vejamos cada um desses tópicos mais detalhadamente a seguir.


Aprimorando o processo de tomada de decisões


O ofício da advocacia exige de seus operadores uma certa dose de antecipação de cenários.


A fim de oferecer respostas às dúvidas dos clientes, o advogado antevê futuros possíveis e prováveis para o desfecho do caso.


Seja por meio da sua própria experiência, ou a partir de pesquisa de jurisprudência, o advogado está sempre antecipando aquilo que poderá acontecer.


O que a jurimetria proporciona ao advogado 4.0 é uma maior precisão na antecipação desses cenários.


Em síntese, soluções tecnológicas de análise preditiva auxiliam os operadores do direito na tomada de decisões.


Por meio delas, os advogados podem pesquisar de maneira mais veloz sobre a matéria desejada pelo cliente e coletar dados para decidir pelo melhor caminho a tomar.


Jurimetria e economia de tempo


É um senso comum que nenhum profissional é capaz de ler milhares de decisões.


Não existe um advogado que seja capaz de lembrar quantas sentenças foram favoráveis aos seus clientes.


Nossa memória é limitada, e o esquecimento constitui uma etapa da lembrança, mas um algoritmo “jurimétrico” pode fazer tudo isso em segundos.


Portanto, a jurimetria representa uma economia de tempo aos advogados. Para mapear o entendimento de determinado desembargador em casos similares ao do seu cliente, o advogado teria que movimentar toda uma equipe para pesquisar jurisprudência nos portais do tribunal onde o magistrado atua.


Tal pesquisa demandaria horas, senão dias.


Plataformas de jurimetria possibilitam a redução do tempo de execução de atividades como essa. Em síntese, ao digitar algumas keywords e selecionar alguns filtros, o advogado economiza o tempo da equipe de colaboradores de seu escritório e otimiza sua rotina.


e-Xyon investimento em tecnologia para otimizar sua rotina


Como podemos observar no artigo acima, a tecnologia jurídica não se limita ao desenvolvimento de dispositivos, mas também expande seus ramos sobre novas metodologias científicas aplicadas em escritórios e departamentos jurídicos.


A jurimetria — estatística aplicada ao direito — é um dos melhores exemplos disso.


A fim de contribuir com esse momento, no qual ciência e direito se unem em um só espírito, é que nós da e-Xyon desenvolvemos soluções inteligentes para otimização das rotinas de escritórios e departamentos jurídicos.


Um exemplo disso é o nosso emissor de documentos padrão que permite o aumento de produtividade e conformidade para a geração de peças processuais, minutas de contrato e outros documentos.


Se você não conhece os benefícios da jurimetria para o direito, ou deseja se aprofundar ainda mais sobre o direito 4.0 e seus impactos para escritórios e departamentos jurídicos, então não deixe de visitar nosso blog.


Lá existem vários artigos preparados pensando em você!


3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page