Segundo um levantamento realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil é o país que mais possui advogados no mundo.
Um dos desdobramentos imediatos desse fato é o aumento dos processos e, por consequência, da burocracia no universo jurídico.
A fim de solucionar essa questão é que empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de ferramentas para solucionar esses gargalos.
Como os operadores do direito são afetados pelo uso da tecnologia?
Não é novidade que a união entre os universos tecnológico e jurídico é uma realidade que ganhou ainda mais força com o advento da pandemia, que obrigou escritórios e departamentos jurídicos a modificar suas rotinas em prol dos bons serviços prestados aos seus clientes.
Como assinalamos anteriormente, nosso país possui muitos profissionais no ramo advocatício, fato esse que gera um aumento na competitividade e na concorrência. Nesse sentido, bons operadores do direito podem não se destacar tanto, por não fazer uso da tecnologia ao seu favor.
Em uma realidade cada vez mais tecnológica, não ter uma ferramenta desse tipo para o seu escritório pode ser a sua passagem para o ostracismo profissional, porque, assim como outras esferas da economia, o direito não é imune às inovações.
Algumas pesquisas demonstram quão vantajosa é a aplicação de ferramentas tecnológicas no universo jurídico em geral e no advocatício em particular.
Ao ajudar na otimização das rotinas de um escritório e economizar o tempo gasto em tarefas repetitivas, tais ferramentas permitem ao operador do direito se dedicar aos problemas reais de seus clientes.
Os benefícios da tecnologia para advogados
Quando um operador do direito passa a usar a tecnologia dentro de seu ambiente de trabalho, algumas rotinas são otimizadas, como arquivar processos digitais na nuvem.
Outra tecnologia que veio para alavancar essas rotinas desses profissionais é o software jurídico, que ajuda no controle de processos e no acompanhamento de documentação, tarefas, atividades do dia a dia e assuntos financeiros.
Conclui-se, portanto, com tudo o que foi anteriormente assinalado, que a utilização de tecnologia não é mais um luxo de alguns grandes escritórios de advocacia, mas sim uma necessidade de advogados que desejam que seus serviços permaneçam pertinentes eficientes em um mercado cada vez mais competitivo.
A e-Xyon otimiza as rotinas de seu escritório para você se dedicar ao que realmente interessa
Como demonstramos acima, hoje a implementação de ferramentas tecnológicas não é mais um luxo de alguns escritórios, mas sim uma necessidade de todos os operadores do direito.
Diante dessa nova realidade que se apresenta, na qual a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço no universo jurídico, nós da e-Xyon estamos comprometidos com o desenvolvimento de ferramentas de automação, a fim de otimizar as rotinas de seu escritório ou departamento jurídico para que você possa se dedicar àquilo que realmente interessa.
Segundo especialistas do ramo da tecnologia jurídica, o próximo passo para o futuro é o que eles chamam de Legal Operations (Legal Ops). Para aqueles que ainda não têm familiaridade com o termo, trata-se da consolidação de fluxos de atividades fundamentais para o bom funcionamento do escritório ou departamento jurídico.
Em síntese, como muito bem assinalou Eduardo Carboni Tardelli, CEO da upLexis, o Legal Operations visa a otimizar os processos via robôs e inovar constantemente em todos os demais campos, promovendo uma interação das equipes, incorporando os projetos e implementando sistemas de gerenciamento de processos”.
Mas nenhuma ferramenta é por si só suficiente para a consolidação de uma rotina otimizada e moderna de trabalho. Mais do que isso, é preciso uma mentalidade empresarial que estimule iniciativas inovadoras dos colaboradores.
De acordo com Tardelli, “a mentalidade e a vontade de inovar já são o início para que o advogado possa explorar conceitos e ideias”. Outra dica de modernização da rotina de um escritório de advocacia é o investimento em Customer Experience, ou CX.
Investimento em Customer Experience
O Customer Experience (CX) é uma ferramenta de análise que observa a atuação do escritório a partir do ponto de vista do cliente.
Essa metodologia de ação se baseia na seguinte máxima: Produtos e serviços podem ser copiados, relações humanas jamais. Por isso, mais do que ganhar uma causa, é muito importante criar uma experiência jurídica agradável para seus clientes.
Nesse sentido, uma estratégia que objetiva fortalecer os pontos de contato desse cliente com o escritório, seja por telefone, redes sociais ou atendimento pessoal, é sempre bem-vinda.
e-Xyon: a melhor opção para modernizar seu escritório
Como assinalado no artigo acima, o mundo está constantemente em transformação, e com o direito não é diferente.
Diante desse fato, aqueles escritórios que não querem cair no ostracismo necessitam urgentemente investir em metodologias de trabalho modernas.
Foi pensando em otimizar essas rotinas que nós da e-Xyon desenvolvemos diversas plataformas, podemos destacar o nosso software de gestão de contratos.
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