Posse de Edson Fachin no STF marca novo ciclo de liderança no STF
- e-Xyon Tecnologia
- 30 de set.
- 2 min de leitura

O ministro Edson Fachin tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 29 de setembro de 2025, em uma cerimônia que simboliza a renovação da liderança da mais alta instância do Judiciário brasileiro. O STF é o órgão responsável por zelar pela Constituição e por julgar questões de grande relevância nacional. A escolha do novo presidente da Corte, portanto, não é apenas um ato formal, mas um momento que influencia diretamente o equilíbrio entre os Poderes e o rumo de debates fundamentais para a sociedade.
Fachin comenta sobre "mundo dividido"
No ato solene, Fachin sucedeu o ministro Luís Roberto Barroso, e Alexandre de Moraes assumiu como vice-presidente da Corte. Durante seu discurso de transmissão, Barroso destacou que o novo presidente assume num “mundo dividido” e ressaltou a integridade, capacidade intelectual e qualidades pessoais de Fachin como necessárias para guiar o STF em tempos desafiadores. A ministra Cármen Lúcia também enfatizou que a alternância no comando da Corte se deu de maneira “tranquila e republicana”, reforçando a importância da institucionalidade frente a ataques à democracia.
No discurso de posse, Fachin defendeu que presidir o STF “não confere privilégios, mas amplia responsabilidades”, e afirmou que sua gestão será focada em austeridade, colegialidade e previsibilidade. Ele prometeu manter o Tribunal como guardião da Constituição, colocando a Justiça acima da política. Também se comprometeu com a defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça socioambiental, ao mesmo tempo em que anunciou a transformação digital, o combate à litigiosidade excessiva e medidas contra o crime organizado como prioridades de sua gestão.
Alguns destaques do contexto de sua trajetória e dos temas em pauta também foram lembrados na cerimônia. Fachin, professor de Direito Civil e com atuação marcante em casos de repercussão nacional, já era relator de processos ligados à Lava Jato e a matérias como direitos indígenas, igualdade racial e controle estatal de operações policiais. Nos primeiros dias de sua presidência, estão previstos julgamentos de grande impacto, por exemplo sobre o vínculo empregatício de motoristas de aplicativos e o direito ao silêncio na abordagem policial. Essa fase inicial mostrará como Fachin pretende equilibrar decisões sensíveis e a condução institucional da Corte.
Você sabe o que é visual law?
Visual Law e Legal Design são dois conceitos cada vez mais discutido no meio jurídico e foram dois dos temas abordados ao longo do mais recente episódio do Geração Legal Tech. Em um papo esclarecedor com Ianna Cabanelas, especialista no assunto, vamos entender melhor como essas metodologias podem aproximar o Direito das pessoas, tornar a comunicação mais clara e acessível e, ao mesmo tempo, gerar valor estratégico para escritórios e departamentos jurídicos.
Saiba mais sobre softwares jurídicos e as soluções da e-Xyon
Otimize seu tempo e melhore a qualidade da sua análise jurídica com as ferramentas certas! Experimente agora os softwares jurídicos avançados e veja como a tecnologia pode transformar seu escritório. Entre em contato com a e-Xyon: Fale Conosco | e-Xyon (e-xyon.com.br)
Comentários