top of page

Metaverso: um novo horizonte de desafios para o universo jurídico.


Milhões de pessoas ao redor do mundo anseiam por aquele que é considerado o próximo passo de conectividade.


Como salientou Gustavo Artese: “Marcas correm para se fazerem presentes. Jornalistas se empenham para cobrir. Futuristas são instados a prever o que ainda está por vir”. Todo esse frenesi se deve ao metaverso, o buzzword do momento.


O que é o metaverso


Segundo especialistas e estudiosos sobre o tema, o metaverso é a convergência entre realidade física virtualmente ampliada e o espaço virtual persistente, passível de imersão física, possibilitando ao usuário experimentar qualquer uma dessas dimensões em um dado momento.


Ainda de acordo com Gustavo Artese, essa fusão entre o físico e o virtual se dará através de uma convergência de uma série de tecnologias digitais, tanto já existentes quanto que ainda estão por vir, tendo a infraestrutura da World Wide Web.


Desafios jurídicos


Entretanto, apesar de abrir um horizonte de hiperconectividade nunca imaginado na história, essa nova tecnologia disruptiva cria precedentes desafiadores para o universo jurídico.


O primeiro desafio com que o metaverso terá que lidar será o da responsabilidade com a cibersegurança. De acordo com Gustavo Artese: “Assim como qualquer outra plataforma online, o metaverso enfrentará os desafios usuais associados às violações de dados e aos incidentes de segurança cibernética”.


Outro desafio jurídico destacado pelo especialista é relativo à responsabilidade pelas ações de terceiros. Afinal de contas, avatares se comunicando por meio de fala e gestos humanos apresentam um desafio muito maior para a moderação de conteúdo do que a gestão de posts escritos, vídeos ou imagens que hoje são costumeiras na internet.


O fato é que, assim como o surgimento da internet provocou um corte ontológico na produção do conhecimento jurídico, assim também o metaverso mudará para sempre o ofício de advogados, juízes e demais operadores do direito.


e-Xyon - Tecnologia a serviço do direito


Aprendemos no artigo acima que o universo do direito precisa acompanhar os avanços das ferramentas digitais, a fim de não caducar como ciência social que se presta a mediar as relações interpessoais em sociedade.


Foi pensando nisso que nós da e-Xyon desenvolvemos soluções tecnológicas como o nosso software de controle societário, que permite organizar os controles societários de empresas e de suas filiais de maneira simples e facilitada.


Se você se interessou pelo artigo acima e deseja se aprofundar no tema, então não deixe de ler outros artigos.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page