top of page
Buscar

Novas tecnologias essenciais na otimização da atividade jurídica

Fique por dentro das melhores tecnologias para otimizar as atividades do seu escritório de advocacia.

Com o impacto das inovações tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos, o direito vem se modernizando e criando novos formatos de trabalho e prestação de serviço.


A internet modificou todo o cenário e nos faz refletir sobre como a relação entre o direito e as novas tecnologias influencia profissionais e o próprio mercado jurídico.


Quais habilidades serão necessárias aos operadores do direito, uma vez que as inovações tecnológicas afetam diretamente a forma como os profissionais da área jurídica exercem suas funções?


A tendência é que processos e procedimentos sejam disponibilizados de forma eletrônica.


Portanto, tribunais e escritórios acabam necessitando que os profissionais do direito se adaptem e desenvolvam novas competências baseadas nessa realidade digital.


Saber utilizar softwares jurídicos, serviços de nuvem, arquivos digitais, ferramentas de conferências virtuais é apenas uma dessas novas habilidades exigidas do advogado.


Principais tecnologias utilizadas


O Brasil se destaca pela imensa quantidade de profissionais do direito, sendo o país com a maior proporção de advogados por habitante no mundo.


Assim, o mercado de trabalho está em constante crescimento e os investimentos tecnológicos na área não param.


Muitas são as tecnologias à disposição dos advogados e operadores do direito, como o uso da inteligência artificial, a jurimetria, os softwares jurídicos, os processos eletrônicos, as audiências por videoconferência, entre outras.


A realidade do ambiente virtual trouxe mais celeridade e maior amplitude ao trabalho do advogado, possibilitando melhor atendimento aos seus clientes e valorizando ainda mais sua carreira.


Processo judicial eletrônico


Processo eletrônico é aquele em que todas as suas peças processuais, como petições, despachos e certidões, foram digitalizadas em arquivos eletrônicos, ou seja, não há utilização de papel.


Hoje, a maioria dos tribunais possui sistemas próprios que possibilitam a visualização das peças e a prática dos atos do processo judicial de forma online.


Além disso, diminui-se a necessidade de deslocamento até o fórum, proporcionando comodidade e agilidade ao advogado e também redução de custos com transporte.


Outro aspecto de suma importância em nossa atualidade é a contribuição para um meio ambiente mais sustentável, com a eliminação do uso do papel.


Armazenamento em nuvem


A conversão de documentos físicos para arquivos digitais, aliada aos serviços de nuvem, foi um grande avanço na rotina de advogados, uma vez que é sabido o enorme fluxo de papel utilizado no trabalho jurídico, seja em forma de petições, processos, documentos e outros dados que até então eram fornecidos somente em papel.


O armazenamento em nuvem possibilita guardar arquivos eletrônicos em plataformas e servidores por meio dos serviços de Cloud Computing, agregando flexibilidade, agilidade e segurança.


Software jurídico


Os softwares jurídicos são considerados a inovação tecnológica de maior impacto nas atividades dos advogados e demais operadores do direito.


Com eles é possível uma integração mais eficaz de todos os envolvidos nas atividades do escritório, pois existe uma maior mobilidade proporcionada pelo acesso a informações essenciais de qualquer lugar.


Dentre as inúmeras vantagens, podemos citar também o controle das atividades jurídicas, administrativas e comerciais do escritório, tais como agenda, controle de tarefas, gerenciamento de prazos processuais, além do aumento dos níveis de segurança e a redução de custos.


Na e-Xyon você encontra os melhores softwares jurídicos


Como vimos no artigo, a internet e demais inovações tecnológicas incrementaram o trabalho de advogados e operadores do direito, e a atividade jurídica como um todo foi beneficiada.


Um software jurídico faz total diferença na produtividade e na qualidade do serviço prestado.


Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler nossos artigos semanais.



20 visualizações

Comments


bottom of page