top of page

O compliance jurídico e sua importância para as organizações.

Entenda melhor o conceito e os benefícios das práticas do compliance jurídico e sua importância para as organizações.

Inseridas em um mercado tão competitivo e cada vez maior, as empresas buscam todos os meios de projetar credibilidade, posicionamento coerente e diferencial.


Para isso, elas precisam estar de acordo com as regras e regulamentações vigentes, visto que o descumprimento dessas normas tem impacto direto em sua imagem e seu funcionamento.


Assim, o compliance jurídico se tornou indispensável, e as organizações vêm percebendo a necessidade de estruturar seus departamentos de acordo com as práticas de compliance para alcançar níveis melhores em relação às questões burocráticas.


O que é compliance jurídico?


Na área jurídica, o compliance desempenha a função de estabelecer conformidades e padrões com as legislações e normas vigentes, evitando, assim, que as empresas sofram penalidades.


O compliance jurídico tem como finalidade a padronização dos processos internos, a fim de que as atividades jurídicas da organização estejam de acordo com a regulamentação atual.


A ausência das práticas de compliance pode afetar negativamente a instituição, prejudicando seu desempenho.


Benefícios do compliance jurídico para as empresas


A função do compliance jurídico não é apenas a prevenção de complicações, mas também existe o aspecto positivo em garantir um plano de procedimentos padronizados e eficientes e, assim, incentivar que todos os colaboradores se sintam engajados no cumprimento das regras.


Entre os benefícios do compliance jurídico estão a adequada aplicação da legislação trabalhista e tributária, uma visão mais dinâmica das questões burocráticas, a redução de custos por meio da otimização de procedimentos e a melhoria da eficiência operacional.


Uma grande ferramenta que pode potencializar as práticas de compliance é o software jurídico contencioso.


Com ele é possível melhorar a eficiência e a produtividade das operações jurídicas, automatizar o fluxo de informações, gerir o diagnóstico do risco jurídico da empresa e aumentar o controle de qualidade, entre outros.


Dessa forma, é preciso que as instituições estejam atentas aos benefícios que as inovações tecnológicas, como neste caso o software jurídico contencioso, podem trazer ao seu ambiente de negócios.


Quer conhecer todos os benefícios do software jurídico contencioso e-Xyon? Acesse nosso site e saiba mais!


Precisa de um software jurídico no seu escritório? Leia nosso artigo Demandas extensas e tarefas exaustivas: como os softwares jurídicos podem ajudar no dia a dia?


65 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page