top of page

Tecnologia: Por que os advogados devem aderir a indicadores de desempenho?

Como destacam especialistas sobre o tema, os KPIs corretos asseguram uma prestação de serviço mais profissional e previsível.

indicadores de desempenho
Os indicadores de performance ajudam a empresa a guiar suas decisões estratégicas.

Cada vez mais clientes vêm aumentando o padrão de exigência dos advogados, buscando neles mais do que um trabalho técnico ou uma condução processual.


O anseio é por resultados mais ágeis e, preferencialmente, com custos menores. Decidir de maneira mais assertiva nunca foi tão essencial como agora — e é nesse contexto que entram em cena os indicadores de desempenho.

Indicadores de desempenho (KPIs)


Os KPIs (Key Performance Indicators, em inglês) permitem um controle estratégico das rotinas das bancas de advocacia.


Em síntese, essa ferramenta oferece uma visão mais abrangente sobre a empresa, auxiliando advogados a acompanhar o progresso de suas ações, compreender se os resultados almejados foram alcançados e realizar os ajustes necessários.


Como destacam especialistas sobre o tema, os KPIs corretos asseguram uma prestação de serviço mais profissional e previsível.


Curiosamente, enquanto outros profissionais valorizam os indicadores de desempenho, adotando-os em suas rotinas, os operadores do direito começaram a enxergar seu potencial há pouco tempo.

De Pilotos de Avião a Médicos


Um piloto de avião precisa tomar diversas decisões durante um voo, desde o momento da decolagem até a aterrissagem.


Para decidir com segurança, esse profissional conta não apenas com sua expertise, mas também com uma vasta gama de ferramentas em seu painel de controle.


O painel de bordo de um avião contém informações importantes, como velocidade, direção, altitude, tráfego aéreo, rota e condições do motor. A partir dessas informações, o piloto sabe quais atitudes deve tomar durante o voo.


De maneira semelhante, o médico também necessita de dados para tomar as decisões mais apropriadas. Antes de operar um paciente ou prescrever um medicamento, esse profissional deverá interpretar um conjunto de exames. Tais indicadores o auxiliam a tomar a decisão mais adequada.


Sem esse conjunto de informações, tanto o piloto quanto o médico seriam incapazes de tomar decisões assertivas. O piloto, porque estaria “mergulhado” em condições das quais não possui o controle.


E o médico, por sua vez, não conseguiria enxergar o que se passa no interior do paciente. Pois o que não é medido não é gerenciado!


Decisões assertivas na advocacia


Já há no mercado softwares de gestão que permitem organizar os KPIs em painéis visuais e intuitivos. Cabe aos profissionais definir, no entanto, o que deve ou não ser coletado e monitorado, classificar os dados e interpretá-los corretamente.


Ao concluir todas essas fases, os resultados virão, juntamente com a satisfação dos clientes.

e-Xyon - as melhores soluções para o seu escritório


No artigo acima aprendemos a importância dos indicadores de desempenho para a otimização das rotinas de um escritório.


Outra maneira de potencializar processos é o investimento em tecnologia. Para isso, nós da e-Xyon desenvolvemos o nosso software jurídico.


Se você gosta e acompanha o conteúdo que produzimos e deseja se aprofundar mais sobre como as novas rotinas estão modificando o habitus dos operadores do direito, então você não pode deixar de conferir nossos artigos.


6 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page