top of page

Transformação digital: um dos principais desafios do advogado do futuro

A pandemia global provocada pela COVID-19 introduziu um “novo normal” e acelerou o processo de transformação digital de diversas áreas, inclusive no universo jurídico.

Nos últimos anos, temos assistido setores com fintech, agrotech e healthtech crescerem rapidamente através da inovação tecnológica.


Com o segmento jurídico não poderia ser diferente. Isso porque as legaltechs estão promovendo uma verdadeira revolução no setor, implementando por meio da tecnologia um novo mindset em escritórios e departamentos jurídicos e promovendo a transição do Direito do universo analógico para o digital, mais conhecido como Advocacia 4.0.


Nesse sentido, o avanço da revolução digital na área jurídica é um movimento global que vem causando mudanças não apenas no gerenciamento dos processos judiciais, mas também na maneira de se advogar no Brasil, que é um dos países mais judicializados do mundo.


Atualmente, o sistema judiciário brasileiro possui um estoque com cerca de 89 milhões de processos e a aplicação de novas ferramentas tecnológicas, como Inteligência Artificial, Machine Learning, Cloud Computing têm sido decisivo para o avanço da revolução digital na gestão dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.


Vivemos em uma época de grandes desafios. A pandemia global provocada pela COVID-19 introduziu um “novo normal” e acelerou o processo de transformação digital de diversas áreas, inclusive no universo jurídico.


Avançamos a passos largos rumo a Advocacia 4.0 e a melhor maneira de inovar e atender as necessidades dos clientes dos escritórios de advocacia é investindo em novas ferramentas tecnológicas que eliminem as atividades repetitivas.


O que muda com a transformação digital no cotidiano do advogado


A transformação digital já demonstrou que é possível ter o controle do escritório em qualquer lugar e a qualquer hora.


Uma solução jurídica oferece à equipe de profissionais uma série de funcionalidades que otimizam as tarefas e aumentam a produtividade.


Nesse sentido, a automação dos processos manuais tem um papel chave nos tempos atuais. É necessário, cada vez mais, agregar valor para os clientes do escritório, e isso só é possível liberando os advogados para atividades mais estratégicas e o relacionamento com o cliente.


Por fim, investir em um projeto de transformação digital do escritório jurídico visando mobilidade, máxima eficiência e segurança é um dos mais importantes desafios para os advogados do futuro.


Entretanto, em um horizonte de mudanças cada vez mais rápidas e diante de uma ampla aplicação de tecnologias disruptivas, é necessário escolher o melhor parceiro para orientar essa jornada de revolução digital.

E-Xyon: O futuro já chegou


Como vimos no artigo acima, estamos em meio a uma revolução tecnológica que pode ser sentida nas mais variadas esferas da sociedade.


Esse é o caso das fintechs na economia, a agrotech na agricultura e nas healthtechs na saúde. Como anteriormente assinalado, o Direito não poderia ficar de fora.


Por isso nós da e-Xyon nos esforçamos diariamente para encontrar soluções inteligentes como nosso software de gestão de Contratos e-Xyon, que permite o controle de prazos de renovação e reajustes dos contratos, reduzindo o lead time entre elaboração e contratação, identificando os contratos com maior nível de risco para o negócio.


Se você se interessa pelo debate acerca do impacto da implementação de recursos tecnológicos em escritórios e departamentos jurídicos, então você não pode perder nossos artigos semanais.


Comments


bottom of page