top of page

A tecnologia como aliada dos advogados

A tecnologia ajuda ou atrapalha a vida profissional dos advogados? Saiba mais lendo o artigo.

O direito é um ofício sempre valorizado e, portanto, segue formando cada vez mais profissionais.


Pesquisas apontam que o Brasil é um dos países que mais formam advogados no mundo.

Nesse contexto, a maneira como o advogado pode se tornar um profissional diferenciado encontra a figura da tecnologia e como ela pode ser aliada ou não.


Sendo uma atividade ainda considerada conservadora, o direito avança acompanhando as tendências tecnológicas e, de uma forma ou de outra, se adaptando a essa nova realidade.


E, claro, os advogados seguem o mesmo caminho.


Afinal, a tecnologia ajuda ou atrapalha?


O cliente acaba sendo o grande norteador dessa questão, pois é ele que solicita uma prestação de serviço mais eficiente e dinâmica, que atenda às suas expectativas de maneira mais célere.


Assim, cabe ao advogado manter uma postura estratégica e focada no resultado final positivo para o cliente.


Dessa forma, com tantos processos consolidados em grandes quantidades de papel, tal rotina fazia com que o trabalho do advogado fosse contido, pois além da preocupação com a parte burocrática, ele precisava focar ainda mais em sua atividade principal, a jurídica.


É aí que a tecnologia se mostra uma grande aliada da atividade jurídica.


A automação é extremamente eficiente na otimização de tarefas rotineiras; a inteligência artificial consegue consolidar dados e apresentar panoramas que influenciarão no caminho da decisão das teses; os softwares jurídicos proporcionam mais eficiência na gestão do escritório e na agenda do advogado; e a jurimetria tem se revelado uma ferramenta fundamental ao fornecer dados precisos para o estabelecimento de estratégias, entre tantas outras oportunidades que a tecnologia proporciona.


De maneira geral, o aumento da produtividade é o resultado principal da utilização de tecnologia na atividade jurídica e, sendo assim, concluímos que o uso da tecnologia é uma grande aliada do advogado.


De acordo com o artigo, analisamos o impacto da tecnologia no ambiente jurídico e percebemos como ela representa um avanço para essa atividade.

Precisa alavancar sua carreira como advogado? Conheça as soluções digitais da e-Xyon.

Nosso software jurídico pode proporcionar mais produtividade e eficiência em sua rotina de trabalho.

Saiba mais sobre o impacto da tecnologia na advocacia lendo o artigo Como a tecnologia vem proporcionando o avanço do setor jurídico.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page