top of page

Automação Jurídica: 80% da rotina do advogado pode ser otimizada com automação

Uma significativa parte do dia de trabalho de um advogado é consumida por atividades cotidianas e operacionais, que podem ser substituídas pela automação jurídica.

advogado usando automação
O Advogado 4.0, utiliza ferramentas que automatizam os serviços burocráticos e permite que o foco seja no atendimento ao cliente.

A automação jurídica é essencial no dia a dia dos advogados que lidam com uma grande demanda de processos.


Uma significativa parte do dia de trabalho de um advogado é consumida por atividades cotidianas e operacionais, como arquivamento de documentos, administração e emissão de faturas, organização da rotina, pesquisa e seleção de jurisprudência e gerenciamento de prazos, dentre outros

.

Segundo relatório da McKinsey & Company, o número equivale a 23% do tempo do advogado.


O artigo “Os Efeitos da Quarta Revolução Industrial na Dinâmica do Trabalho Jurídico” apontou percentual semelhante: 25% das tarefas executadas por advogados do mundo todo podem ser automatizadas através da tecnologia.


Já em uma análise realizada entre a base de clientes da e-Xyon, notamos um aumento percebido de 80% na otimização do tempo, após o início da utilização da automação nas tarefas rotineiras.


Isso porque, através de um diagnóstico das atividades de cada caso em particular, é possível levantar uma infinidade de situações e problemáticas que podem ser solucionadas através de determinados recursos de inteligência artificial.


Para conseguir reduzir o tempo gasto em tarefas burocráticas e ganhar mais tempo para advogar de verdade, conheça Gestor Jurídico e-Xyon.



Como a automação jurídica se aplica no dia a dia dos advogados?


Que a automação jurídica é essencial na organização do dia a dia do novo advogado, todos sabemos.


Ela desempenha um papel significativo na transformação da rotina, trazendo eficiência, precisão e maior foco nas atividades essenciais do campo jurídico.


Mas na prática, em quais tarefas há ganho de tempo e produtividade?


Automação de Tarefas Repetitivas.


A automação permite que os advogados deleguem tarefas rotineiras, como preenchimento de formulários, geração de documentos padrão e organização de arquivos, a softwares, liberando tempo valioso para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e intelectualmente exigentes.


Pesquisa Jurídica e Análise.


Plataformas de automação jurídica podem analisar vastas quantidades de jurisprudência, leis e regulamentos em questão de segundos, auxiliando os advogados na pesquisa de casos, identificação de precedentes relevantes e elaboração de argumentos mais embasados.


Gestão de Prazos e Lembretes.


Ferramentas automatizadas conseguem monitorar prazos e datas importantes, enviando lembretes aos advogados para que não percam prazos de audiências, protocolos ou outras ações cruciais.


Análise de Contratos.


A automação é utilizada para analisar contratos em busca de cláusulas específicas, termos legais e riscos potenciais, o que ajuda os advogados a revisarem contratos de forma mais eficiente e precisa.


Gestão de Processos


Softwares jurídicos auxiliam na gestão de casos, permitindo o acompanhamento de todas as etapas de um processo legal, compartilhamento de informações com a equipe e comunicação com os clientes de maneira mais organizada.


Redução de Erros Operacionais


A automação minimiza erros humanos em tarefas de entrada de dados e cálculos, o que é essencial no campo jurídico, onde a precisão é crucial.


Aumento da Produtividade.


Com tarefas manuais automatizados, os advogados podem lidar com um maior volume de trabalho em menos tempo, aumentando a produtividade global do escritório.


Acesso Remoto e Flexibilidade


Com a automação, muitas tarefas podem ser realizadas de forma remota, permitindo que os advogados acessem informações e documentos importantes de qualquer lugar, o que é especialmente benéfico em situações de trabalho remoto ou viagens.


Foco no cliente.


Com a possibilidade de automatizar grande parte das tarefas manuais que ocupam parte do dia do advogado, sobra tempo e energia para focar no cliente e oferecer o melhor atendimento para cada caso.


Eles podem se concentrar em entender as necessidades e preocupações dos clientes de maneira mais profunda.


Ao reduzir a carga de trabalho administrativa, os advogados podem dedicar mais tempo à construção de relacionamentos com os clientes, entendendo suas necessidades a longo prazo e estabelecendo uma relação de confiança mais sólida. O que é essencial para a fidelização de uma carteira de clientes.


Números da Tecnologia no setor jurídico.


Automação e Eficiência

  • Em 2020, o relatório "State of the Legal Market" indicou que 95% dos advogados acreditavam que a automação melhoraria a eficiência dos serviços legais.

  • Cerca de 80% dos escritórios de advocacia estavam usando algum tipo de software de gerenciamento de documentos e automação de tarefas.


Tecnologia para Pesquisa Jurídica

  • Antes de 2021, mais de 80% dos advogados relataram usar ferramentas de pesquisa jurídica online em sua prática diária.

  • As ferramentas de inteligência artificial, como análise preditiva, começaram a ser usadas por escritórios de advocacia para prever resultados legais e orientar estratégias.


Segurança de Dados

Até 2021, cerca de 60% dos escritórios de advocacia consideravam a segurança de dados como uma das principais preocupações em relação à tecnologia.

LegalTech e Startups:


  • O investimento em startups de LegalTech aumentou significativamente. Até 2021, estima-se que mais de 4 bilhões de dólares foram investidos em empresas de LegalTech em todo o mundo.

  • As áreas de contratos, pesquisa jurídica, automação de processos e gestão de casos foram particularmente focadas pelas startups de LegalTech.


Inteligência Artificial (IA) e Automação

  • Antes de 2021, estudos indicavam que mais de 30% dos escritórios de advocacia já estavam usando alguma forma de IA em suas práticas.

  • A automação de tarefas rotineiras, como a revisão de contratos, foi uma das principais aplicações de IA no setor jurídico.


Otimize Seu Jurídico: Ganhe Tempo e Economize Dinheiro com os Serviços de Tecnologia da e-Xyon


Em um mundo jurídico cada vez mais dinâmico e desafiador, a eficiência é essencial para manter o ritmo e alcançar resultados excepcionais.


É por isso que a e-Xyon está aqui para revolucionar a maneira como você gerencia seu departamento jurídico ou escritório de advocacia, oferecendo soluções inovadoras de tecnologia que economizam tempo e recursos valiosos.


Imagine direcionar seu foco para o que realmente importa: estratégias jurídicas inteligentes, tomadas de decisões informadas e uma relação próxima com seus clientes.

Com os nossos serviços de tecnologia jurídica, você pode fazer exatamente isso.


Desenvolvemos soluções que vão do uso de algoritmos até aprendizado de máquina, para atender a sua necessidade específica.


Acesse nosso site e agende uma apresentação comercial.

Comments


bottom of page