top of page

Inteligência artificial e Big Data, os novos aliados dos advogados.

Diante do cenário de aumento no número de advogados e de queda na demanda, terá vantagem o profissional que souber usar a tecnologia para multiplicar seu tempo, e assim aumentar seus ganhos e a fidelidade de seu público.

inteligência artificial e big data
A análise de grandes volumes de dados pode ser essencial na tomada de decisões.

Você já reparou nas mudanças que o ensino superior brasileiro vem passando nos últimos tempos?


Somos “bombardeados” diariamente por anúncios de universidades, seja em outdoors pelos quais passamos em nossos deslocamentos, seja na mídia e nas redes sociais.


Se analisarmos friamente a respeito, certamente vamos lembrar de alguma propaganda que vimos recentemente. Tal fato nada mais é do que consequência do crescimento da busca por novos cursos de graduação nas universidades no país nas últimas décadas.


Somente entre 2006 e 2016, o número de cursos de graduação presencial no Brasil aumentou em 23%, passando de 22.450 para 34.336, de acordo com o Inep. Isso teve impacto na alta do número de alunos matriculados no ensino superior, de 65%, e no número de profissionais que ingressaram no mercado de trabalho, que em uma década cresceu 53%.


Aumento dos serviços advocatícios e diminuição dos processos


Um dos ramos universitários mais fortemente impactado por esse crescimento acelerado foi o do direito, que desde 2014 é o curso de graduação com o maior número de estudantes do país.


O número de cursos de direito no país subiu de 165, em 1995, para 1308 em 2016 — impressionantes 793%.


Como se não bastasse, ao mesmo tempo em que aumenta a disponibilidade dos serviços oferecidos por advogados liberais e pequenos escritórios, os processos diminuem de forma agressiva.


Um exemplo disso é o levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que identificou que, um mês após as mudanças das leis trabalhistas, em dezembro de 2017, as ações protocoladas em primeira instância nos tribunais do Brasil caíram de 200 mil para 84,2 mil processos.

As tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data como diferencial de mercado.


Diante do cenário de aumento no número de advogados e de queda na demanda, terá vantagem o profissional que souber usar a tecnologia para multiplicar seu tempo, e assim aumentar seus ganhos e a fidelidade de seu público.


Atentas às modificações do mercado do direito, as empresas vêm desenvolvendo soluções para profissionais liberais, escritórios, sem que precisem investir em serviços terceirizados ou aumentar o número de colaboradores.


Outra vantagem dessas inovações é a praticidade de acompanhar simultaneamente, demandas simples ou complexas.


Com o auxílio de soluções baseadas em Inteligência Artificial e Big Data, entre outras tecnologias, atualmente os advogados podem focar assuntos que exigem maior dedicação intelectual, transferindo as atividades operacionais e repetitivas para esses novos aliados: as tecnologias.


Estima-se que em pouco tempo, outras soluções ainda mais eficazes surgirão para economizar tempo e otimizar rotinas de trabalho.


Quando esse momento chegar, sairá na frente o advogado que souber usar a tecnologia a seu favor.

e-Xyon, o futuro do seu escritório é o nosso diferencial


Neste artigo, podemos compreender que o mercado do direito está cada vez mais competitivo, com cada vez mais players disputando um lugar ao sol.


Diante da constatação desse fato, o domínio sobre as novas ferramentas tecnológicas se torna um diferencial entre os escritórios.


Por isso, nós da e-Xyon desenvolvemos soluções como o Gestor de Comunicações Processuais que permite ter num único ambiente todas as informações relevantes recebidas nos endereços eletrônicos das pessoas jurídicas cadastradas nos processos.


Se você concorda que o domínio de ferramentas tecnológicas voltadas para o universo jurídico já é um importante diferencial entre escritórios em um mercado cada vez mais competitivo, então você não pode deixar de ler nossos artigos.


コメント


bottom of page