top of page

Como a jurimetria auxilia o profissional de direito

Já conhece todas as vantagens que a jurimetria pode oferecer ao seu escritório de advocacia? Acompanhe o artigo.

A tecnologia proporciona ao mercado jurídico uma constante evolução e, dentre tantas, vamos destacar a jurimetria.

As inovações no campo do direito se mostram cada vez mais eficazes, tais como a automação, a inteligência artificial, os softwares jurídicos, entre outros.


Nesse contexto, a jurimetria exerce papel fundamental no processo de tomada de decisão, oferecendo dados e probabilidades que fazem toda a diferença na atividade do profissional de direito.

Os clientes exigem respostas cada vez mais rápidas e assertivas, e o trabalho do advogado já não é o mesmo de antes: a forma de atuar no direito precisa se adaptar ao cenário das inovações tecnológicas.

Conceito de jurimetria

Vale destacar que a jurimetria já era utilizada em análises no direito, porém, as oportunidades oferecidas pela tecnologia, tal como o uso em conjunto com os softwares jurídicos, possibilitaram um grande salto nesse ramo.

A jurimetria é a ciência usada no direito, por meio de dados matemáticos e da aplicação de métodos quantitativos, como a estatística, para mapear padrões e tendências da justiça.


Além disso, é possível também a utilização da ciência da computação, como a ciência de dados, a inteligência artificial, etc.

Em outras palavras, ela auxilia o advogado a ter uma visão mais estratégica e focada nas possibilidades mais favoráveis em sua atividade jurídica.

Como a jurimetria auxilia o trabalho do advogado

Outro ponto importante é que a jurimetria oferece uma análise simples e assertiva, além de mais dinamismo ao trabalho do profissional de direito.

Em meio a tantos processos, decisões e sentenças, ou seja, uma quantidade enorme de informação, a análise permite ao advogado um melhor entendimento do cenário e a possibilidade de traçar estratégias mais eficientes.

A jurimetria acaba sendo um grande diferencial competitivo para o profissional, visto que, de posse de informações assertivas e de uma compreensão antecipada do contexto, o tempo de resposta se torna mais rápido, o que, possivelmente, levará a ganhos de produtividade e eficiência.


As vantagens se estendem ao campo da argumentação, tão essencial à profissão.

Outros aspectos que podem se beneficiar da jurimetria são a elaboração de peças processuais, a análise de concorrência e o posicionamento de tribunais.

Assim, chegamos à conclusão de que a jurimetria é parte importante do trabalho do advogado e da atividade jurídica de maneira geral.

Quer saber mais sobre jurimetria? Acesse nosso site!

Já conhece todas as vantagens do software jurídico e-Xyon?

Saiba mais sobre jurimetria lendo o artigo Como a jurimetria pode ajudar o advogado 4.0.


22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page