top of page

Advocacia 4.0 e suas implicações nos escritórios e departamentos jurídicos.

A tecnologia não parou de avançar, e hoje uma nova era se apresenta no horizonte dos profissionais do segmento jurídico. Saiba mais no artigo.

advocacia 4.0
Como a Advocacia 4.0 está impactando nos escritórios e departamentos jurídicos.

Fichas de andamento escritas à mão e peças jurídicas escritas em máquinas de escrever; durante décadas, a prestação de serviços jurídicos era realizada de maneira quase artesanal.


Com o advento do desenvolvimento tecnológico, a automação da rotina ganhou cada vez mais espaço em escritórios e departamentos jurídicos e, atualmente, praticamente todas as atividades do advogado envolvem algum recurso tecnológico.


Tudo começou com o uso de escâner portátil para digitalização de peças nos fóruns, posteriormente surgiram os softwares jurídicos, passando pelo processo digital, até a chegada do certificado digital, todas essas ferramentas ajudaram a consolidar aquilo que é chamado por especialistas como Advocacia Digital ou Advocacia 3.0.


Entretanto, a tecnologia não parou de avançar, e hoje uma nova era se apresenta no horizonte dos profissionais do segmento jurídico.


Com o surgimento dos algoritmos que analisam decisões e automatizam o atendimento ao cliente e de softwares que ajudam a estruturar a jurisprudência e outras ferramentas que facilitam ainda mais a prática do ofício do advogado, inaugurou-se uma nova fase: a Advocacia 4.0.


Essa nova etapa do processo evolutivo da advocacia traz consigo não apenas novos recursos, mas exige todo um novo mindset do advogado.


Mas o que de fato é advocacia 4.0? E qual os seus impactos sobre advogados e escritórios?


A fim de responder essas questões, é que nós da e-Xyon decidimos produzir esse breve artigo.


O que é advocacia 4.0?


A advocacia 4.0 é aquela que emprega em sua rotina de trabalho ferramentas como: robôs que analisam documentos em frações de segundos, prestam atendimento aos clientes além de softwares que processam dados da jurisprudência oferecendo a advogados e gestores um panorama mais conclusivo para a tomada de decisões.


Através deste amplo leque de recursos disponibilizado pela tecnologia a escritórios e departamentos jurídicos é que advogados vem acompanhando de perto a transformação do mercado na Advocacia 4.0.


Com essas novas ferramentas, o advogado é capaz de desenvolver questões estratégicas tendo como desdobramento imediato a melhoria na qualidade dos serviços, bem como uma melhor experiência com seus clientes.


O que muda com a chegada da advocacia 4.0?


Com o advento da advocacia 4.0 cria-se a necessidade de adaptação do advogado a essas novas ferramentas, mas não apenas isso, é necessário também a construção de um novo mindset que esteja em correspondência com essa nova etapa da advocacia.


Esse mindset deve estar alinhado com os interesses do cliente que não deseja mais um mero especialista em legislação, mas sim um profissional preparado e que saiba resolver a sua demanda jurídica com rapidez e assertividade.


Com a aplicação das novas tecnologias, que transformaram a prestação de serviços jurídicos em algo mais eficiente, o advogado precisa saber como entregar valor agregado ao seu cliente, evidenciando que essas ferramentas podem potencializar suas capacidades, melhorando também seus resultados.


Em síntese, na advocacia 4.0 a experiência do cliente tem um peso maior, e o recurso de automação e inteligência devem estar direcionados não apenas para melhoria do valor dos serviços jurídicos prestados, mas também para o aprimoramento da experiência do cliente.


Eficiência, acessibilidade, clareza e profissionalismo são características que não podem faltar aos advogados que desejam participar e ter destaque nessa nova era que se inaugura com a advocacia 4.0.


e-Xyon: encaminhando seu escritório rumo ao futuro


Como assinalamos anteriormente, é inútil brigar contra o futuro, pois ele sempre vem.


Por isso, é que nós da e-Xyon trabalhamos duro a fim de atender o seu escritório ou departamento jurídico com aquilo que há de mais avançado e moderno.


Nosso desejo como empresa é criar as ferramentas necessárias para otimizar o tempo, tornar o seu trabalho mais eficiente e colocar sua empresa no rumo da advocacia 4.0.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page