É de extrema necessidade que o advogado preste atenção à linguagem que utiliza e se modernize a fim de conquistar o cliente e oferecer acesso à cidadania de maneira mais eficiente.
De acordo com o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os operadores do Direito devem empregar uma linguagem “escorreita e polida”, entretanto, isso não significa que é proibido se comunicar de uma maneira mais simples com seu cliente.
Para aqueles já iniciados na leitura de processos jurídicos (geralmente pessoas formadas em Direito), é possível extrair alguns termos e entender boa parte do que está escrito, mas o cidadão comum não necessariamente tem o mesmo conhecimento técnico.
O juridiquês e o Direito
O “juridiquês” não se resume a uma complicação que acontece exclusivamente nos andamentos processuais. No dia a dia, alguns operadores do Direito acabam utilizando jargões com seus respectivos clientes, muitas vezes não notando que a comunicação não está clara.
Sendo assim, é de extrema necessidade que o advogado preste atenção à linguagem que utiliza e se modernize a fim de conquistar o cliente e oferecer acesso à cidadania de maneira mais eficiente.
Pois, a partir do momento em que o cidadão passa a entender o “juridiquês”, ele consegue ver um horizonte de possibilidades no meio jurídico, se sentindo assim mais confortável para acionar a justiça e garantir seus direitos.
Legal Design: uma ferramenta contra o juridiquês
Na atualidade, diversos advogados estão à procura de soluções para se aproximar do cliente e deixar o Direito cada vez mais acessível. Um exemplo desse movimento é o Legal Design, que visa solucionar os impasses jurídicos de maneira mais humanizada através da implementação de elementos gráficos aos documentos.
Não se sabe com precisão quanto tempo vai levar para o mercado jurídico ser mais simplificado, mas cabe aos profissionais do segmento estar sempre em melhoria contínua e abertos às mudanças para que se aproximem de todos, sem nenhum resquício burocrático que tanto marcou os operadores do direto até os dias de hoje.
e-Xyon, sua parceira na luta contra a burocracia
No artigo acima, constatamos que, para a população no geral, um dos maiores problemas relativos ao segmento do Direito é a burocracia, inclusive na comunicação.
Tomados pelo espírito de combate a esse mal, nós da e-Xyon desenvolvemos o Software de Controle Societário, que permite ao operador do Direito organizar os controles societários de empresas e suas filiais de forma simples e completa.
Se você concorda com tudo o que foi assinalado anteriormente e deseja se aprofundar ainda mais sobre o tema, leia mais artigos do nosso blog.
Comments