top of page

Direito 4.0: Como a burocracia e o juridiquês afasta os clientes dos advogados.

É de extrema necessidade que o advogado preste atenção à linguagem que utiliza e se modernize a fim de conquistar o cliente e oferecer acesso à cidadania de maneira mais eficiente.

burocracia jurídica
Os clientes buscam diálogo mais direto com os advogados.

De acordo com o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os operadores do Direito devem empregar uma linguagem “escorreita e polida”, entretanto, isso não significa que é proibido se comunicar de uma maneira mais simples com seu cliente.


Para aqueles já iniciados na leitura de processos jurídicos (geralmente pessoas formadas em Direito), é possível extrair alguns termos e entender boa parte do que está escrito, mas o cidadão comum não necessariamente tem o mesmo conhecimento técnico.


O juridiquês e o Direito


O “juridiquês” não se resume a uma complicação que acontece exclusivamente nos andamentos processuais. No dia a dia, alguns operadores do Direito acabam utilizando jargões com seus respectivos clientes, muitas vezes não notando que a comunicação não está clara.


Sendo assim, é de extrema necessidade que o advogado preste atenção à linguagem que utiliza e se modernize a fim de conquistar o cliente e oferecer acesso à cidadania de maneira mais eficiente.


Pois, a partir do momento em que o cidadão passa a entender o “juridiquês”, ele consegue ver um horizonte de possibilidades no meio jurídico, se sentindo assim mais confortável para acionar a justiça e garantir seus direitos.


Legal Design: uma ferramenta contra o juridiquês


Na atualidade, diversos advogados estão à procura de soluções para se aproximar do cliente e deixar o Direito cada vez mais acessível. Um exemplo desse movimento é o Legal Design, que visa solucionar os impasses jurídicos de maneira mais humanizada através da implementação de elementos gráficos aos documentos.


Não se sabe com precisão quanto tempo vai levar para o mercado jurídico ser mais simplificado, mas cabe aos profissionais do segmento estar sempre em melhoria contínua e abertos às mudanças para que se aproximem de todos, sem nenhum resquício burocrático que tanto marcou os operadores do direto até os dias de hoje.


e-Xyon, sua parceira na luta contra a burocracia


No artigo acima, constatamos que, para a população no geral, um dos maiores problemas relativos ao segmento do Direito é a burocracia, inclusive na comunicação.


Tomados pelo espírito de combate a esse mal, nós da e-Xyon desenvolvemos o Software de Controle Societário, que permite ao operador do Direito organizar os controles societários de empresas e suas filiais de forma simples e completa.


Se você concorda com tudo o que foi assinalado anteriormente e deseja se aprofundar ainda mais sobre o tema, leia mais artigos do nosso blog.


11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page